quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pizza básica

Não vou nem comentar com vocês a foto, porque quando vi só tinha esse pedaço e de sardinha, que meu marido gosta tanto, mas eu precisava de uma foto qualquer para poder mostrar a pizza, que eu achei a minha preferida, porque gosto de massa fina e crocante.
Foi mesmo um Trem Bom, de onde eu tirei essa receita.

Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento seco
1 colher (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água morna
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de sal
1 colher (sopa) bem cheia de azeite de oliva
Preparo:
  1. Coloque o fermento, o açúcar e a água morna numa tigela, dê uma mexida de leve e deixe descansar até formar bolhas na superfície ,uns 5 minutos.
  2. Numa outra vasilha, misture a farinha de trigo, o sal e o azeite de oliva. Misture tudo. faça um buraco no centro e derrame a mistura do fermento.
  3. Misture bem até formar uma massa. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, e trabalhe com ela por uns 4 minutos.
  4. Divida a massa em porções do mesmo tamanho, transfira tudo para uma assadeira, cubra com um pano de prato, e deixe num canto protegido de ventos para crescer. A massa deve dobrar de volume.
  5. Enquanto a massa descansa ligue o forno 250ºC.
  6. Abra a as bolinhas que ficaram crescendo na espessura desejada (eu faço bem fina), coloque o molho de tomate (eu prefiro tomates bem picados com sal) e depois coloque a mussarela, e salpique orégano ou manjericão, ou manjerona.
  7. Leve para assar por uns 10 a 15 minutos ou quando as beiradas estiverem começando a dourar. Gosto de usar uma forma de pizza, que é toda furadinha.
A outra de sardinha eu compro sardinhas em lata com molho de tomates, já vem sem espinhas e pele, esmago bem com um garfo e espalho por cima da massa, com rodelas de cebola, azeitona, etc. Tudo regado com azeite de oliva.

11 comentários:

  1. Nossa deve ser ótima. Eu não faço pizza em casa por causa da sujeira, como moro em apartamento não gosto de amassar as coisas na pia da cozinha, mas logo logo vou ter minha casinha, aí faço com certeza.

    Aliás flor, hoje é você quem está no meu blog, fiz uma receita sua e como toda quarta eu faço a receita de um outro blog, esta semana foi a sua. Espero que goste, porque eu adorei sua receita.

    Beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
  2. Oi Maura! Conheci o seu blog através do blog da Fla! É muito lindo e cheio de comida boa! A partir de agora estou de acompanhando! Bjinhos :D

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que sobrou um pedaço pra foto...KKKKK...bjs

    ResponderExcluir
  4. Tem excelente aspecto essa pizza! O teu blog tem coisas lindas! Adicionei! bjinho

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre gostei de massa fina, até conhecer a massa PAN, mas ainda gosto de uma massa fininha e crocante. Vou experimentar essa, tá com uma cara ótima!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Maura, cheguei ao seu blog através da Fla e amei! virei sempre te visitar. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amei seu blog!
    peguei o link no blog da Fla. Já to te seguindo!
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Mas tem óptimo aspecto.
    Eu tambem adoro massa fininha!! é uma delicia.
    beijos*

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro e faço inumeras vezes pizzas caseiras, mas a minha massa fica sempre um pouquinho mais alta.
    Eut ambém gosto da massa assim, fininha, estou tentada a experimentar esta tua.

    ResponderExcluir
  10. Olá Maura, vim conhecer seu cantinho e convidá-la a conhecer o meu, ficarei muito feliz com sua visita. Bjuss!!!

    http://nabiroskinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. que massa boa de pizza..imagino como deve ter ficado maravilhosa....se sobrou só esse pedacinho para a foto...adorei..bjus..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...