terça-feira, 30 de junho de 2009

Couve-flor assada com molho de tahine

Essa é uma forma diferente de fazer couve-flor, fica uma delícia, e o molho de tahine é muito bom.
Adorei a ideia. Segundo o site onde eu tirei a receita esse molho é conhecido como Taratur. Eu até já tinha experimentado, mas não sabia como era feito.

Ingredientes
1 couve-flor grande somente as flores
1/2 copo de azeite
1 1/2 colher de sobremesa de sal
1/4 colher de sobremesa de pimenta-do-reino

Molho
80ml de tahine
80ml de água
40ml de suco de limão
1 dente de alho
1 pitada de sal
1/2 copo de salsinha

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200°C. Prepare um tabuleiro com papel manteiga e reserve (eu usei um tabuleiro antiaderente sem papel manteiga).
Misture a couve-flor com o azeite, o sal e a pimenta-do-reino. Ponha no tabuleiro, espalhando bem as flores em uma camada. Leve ao forno e asse por 45 minutos. No meio do cozimento, misture as flores para assarem por igual. Asse até as pontas ficarem douradas.
Enquanto isso prepare o molho. No liquidificador, ponha o tahine, a água, o suco de limão, o alho, e o sal. Bata tudo até o molho ficar homogêneo. Ajuste o sal se precisar. Esse molho pode ficar na geladeira por vários dias.
Assim que a couve-flor estiver pronta, ponha numa vasilha e misture o molho, mais ou menos 180ml dessa receita, e salpique a salsinha picada. Sirva morno ou em temperatura ambiente.
Eu aconselho muito bom mesmo!

domingo, 28 de junho de 2009

Pão de mel

Eu gosto muito de pão de mel, e escolhi uma receita para testar sem muitas especiarias, para agradar a todos. Tirei do site The Cookie Shop que eu gosto muito.

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (café) de noz moscada
1/4 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de leite

Modo de fazer
Preaqueça o forno a 200°C. Unte e polvilhe com farinha uma assadeira de 20x30 cm (eu untei umas forminhas).
Na tigela da batedeira, peneire a farinha, o bicarbonato, os açúcares, o cravo, a canela e a noz moscada. Misture bem.
Adicione o óleo, o mel e o leite. Misture com uma colher depois bata em velocidade média na batedeira por 3 minutos, até ficar homogêneo.
Despeje a massa na assadeira e asse por aproximadamente 30 minutos ou até enfiar um palito e sair seco.

Cobertura
Picar 250g de chocolate meio amargo ou ao leite bem miudinho e espalhar sobre o bolo ainda quente. O calor do bolo derrete o chocolate e depois de frio cortar em quadrados.
Eu usei um chocolate para cobertura e banhei todos os pães e deixei secar.

sábado, 27 de junho de 2009

Um tempo para a família...

Mas que rostinho sério é esse Juju??????

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Pain Moelleux (Pão macio)

As fotos não ficaram muito boas, mas foi o melhor que consegui.
Dizem que ou se é cozinheira ou padeira, bem eu tento os dois, entre erros e acertos a gente vai se virando, mas não significa ser padeira, e sim fazer pão caseiro, que por sinal é sempre muito bom! sem conservantes, sem produtos químicos, etc, mesmo porque fazer pão requer muita prática e nem sempre fica bom.
Esta receita me surpreendeu e foi feita na Máquina de pão, mas pode ser feito na mão mesmo, é que a máquina faz todo o trabalho pesado, e eu adoroooo!! O pão ficou enooormeee, eu não esperava, senão teria feito dois pães, e sem contar que ficou sem sal pelo tamanho que ficou.
Receita do site Pão feito na Máquina.
Ingredientes
15g de fermento fresco ( usei 5g de fermento seco)
490g de farinha de trigo *
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal (já aumentado)
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ovo
280ml de água

A receita original não explica muito.
Programar a máquina no prog: nº8, isso inclui colocar primeiro os ingredientes líquidos, depois os secos. E aí ligar a máquina.
Quando o programa acabar retire a massa e faça uma bola untada com azeite.
Deixe descansar por mais 1h30
Levar ao forno médio prequecido por aproximadamente 30minutos.

Obs: na máquina a massa fica por 1h30 descansando + 1h30 fora da máquina.
O trigo, eu aprendi que varia de qualidade, eu só usava a marca Renata ou Dona Benta, só que essas marcas absorvem mais líquido, então modifica a receita, hoje eu mudo de trigo, e uso também a marca Útil, e outras que não lembro os nomes agora.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Canjica ou mungunzá light

Ainda na jornada light, fiz essa canjica que eu sei alguns comensais vão adorar, a receita é do site Panelinha, eu gostei muito usei um adoçante culinário que eu nem percebi o gosto, e olha que eu me considero chata! detesto adoçante e dificilmente me utilizo deles. Mas precisava testar esse.

Ingredientes:
250g de milho branco
3/4 de (chá) de leite em pó desnatado
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante granular (eu usei adoçante em pó culinário)
1/2 vidro de leite de coco light
2 canelas em pau
5 cravos-da-índia
1/2 colher (sopa) de margarina light (não usei)

Modo de fazer:
Numa tigela coloque os grãos de canjica de molho em bastante água. Deixe por no mínimo 12 horas.
Escorra a água da canjica e transfira para uma panela de pressão. Cubra com bastante água, feche a panela e leve ao fogo alto para cozinhar.
Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.
Depois desligue o fogo e deixe a panela esfriar até que saia toda a pressão. Com cuidado abra a panela e verifique se a canjica está macia. Se estiver, retire-a da panela e escorra a água.
Numa outra panela, junte o leite desnatado, o leite em pó, o adoçante e o leite da coco, o cravo e o pau de canela e misture bem. Acrescente os grãos de canjica cozidos e mexa. Em seguida, adicione a margarina (se você for usar) e leve a panela ao fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.
Retire do fogo, retire também a canela e se der os cravos também, transfira a canjica para uma tigela. Sirva quente ou fria.

Obs: eu me perdi nas calorias, na receita diz: serve 4 porções e cada uma tem 72,40 calorias, eu não sei se é bem assim, o rendimento é muito maior que isso, para mim rende 8 porções.
Só gostaria de informar que apesar da receita original ser considerada light, eu a considero diet, porque diet para mim, é tudo que é feito com adoçante, e light é tudo que tem menos gordura. Na verdade ela é diet e light.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Lombo à brasileira


Muito bom esse lombinho do livro Dona Benta, normalmente eu acho que lombinho fica tudo seco, mas esse ficou bom e o molho que acompanha também, modifiquei um pouco o tempero da marinada só para ficar bem temperado, espero que Dona Benta não se importe!

Ingredientes
Lombo:
800kg de lombo de porco
1 xícara (chá)e vinho branco
1 cebola grande cortadas em rodelas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 galhinho de alecrim
Sal e pimenta a gosto
4 fatias de bacon fatiado
Limão

Molho:
1/2 xícara (chá) de tomates picados
1/2 xícara (chá) de caldo de carne
1 cebola média em rodelas

Modo de fazer:
Tempere o lombo com o vinho, a cebola, o alecrim, o alho, sal e pimenta, louro e o suco de limão, deixando de molho por umas 4 horas.
Ponha o lombo e todos os temperos numa assadeira, espalhe as fatias de bacon por cima e leve para assar em forno quente, por uma hora coberto com papel alumínio, e mais uma hora sem o papel. Regue com o próprio molho, e se precisar adicione água para não secar. Retire o lombo do forno, e corte em fatias. Reserve.
Na assadeira que assou o lombo, retire o excesso de gordura, e passe por uma peneira o que sobrou. Reserve.
Leve ao fogo uma panela com azeite, refogue as cebolas fatiadas do molho, adicione os tomates picados (eu usei os tomates pelados), refogue bem e coloque o caldo que você peneirou do assado, prove o sal e sirva com o lombo.

domingo, 21 de junho de 2009

Homus (pasta de grão-de-bico)

Olá pessoal, o meu querido blog tem andado devagar, é que estou com problemas pessoais e dá uma desanimada....mas vamos lá, fiz essa entradinha para começar os trabalhos. Receita de Hugo Celidônio.

Ingredientes:
250g de grão-de-bico
2 dentes de alho
3 limões
2 colheres (sopa) de tahine
Azeite a gosto
Hortelã ou salsinha (eu prefiro salsinha)
Sal à vontade

Modo de preparo:
De véspera coloque o grão-de-bico de molho em água fria com uma pitada de sal. No dia seguinte, cozinhe em fogo brando por 40 minutos, até que fique bem macio. Escorra, mas reserve 1/2 copo da água do cozimento.

Passe no liquidificador ou processador, aos poucos, com um pouco da água do cozimento. A quantidade da água deverá ser apenas o suficiente para poder liquidificar melhor. Mas é importante fazer aos poucos, para poder obter uma textura homogênea. Separe uma parte já batida do grão-de-bico numa vasilha e com a outra parte junte os dentes de alho, o suco de limão espremido na hora, o tahine e o sal. Junte então tudo na vasilha e misture muito bem, com uma colher de pau. Prove e corrija o sal, se necessário.

Na hora de servir, regue com azeite e polvilhe com a salsinha picada ou hortelã se preferir.
Sirva com pão árabe.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Cestinha de frango e alho-poró

Entradinha bem rápida, gostosa e fácil. Tirei da revista Cláudia bem antiga, fiz com pequena alteração.

Ingredientes
250g de massa de pastel ( comprada pronta)
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola média
1/2 alho-poró cortado em rodelas finas
1 tomate médio sem pele e sem sementes
Sal e pimenta-do-reino a gosto
100g de frango desfiado (pode usar sobra)
1 colher (sopa) de salsa picado
1/2 colher de manjericão picado

Preparo
Aqueça o forno em temperatura média. Com o cortador, corte seis discos de massa de pastel, para caber na forminha de empada e coloque-os sobre formas de empada e pressione as cestinhas ( eu furei a massa com um garfo), mas acho que se você apertar na forma a massa não vai formar bolhas quando assar. Deixe no forno até dourarem. Tire do forno e deixe esfriar.
Numa panela aqueça o azeite e refogue a cebola, o alho-poró e o tomate. Adicione o frango, misture bem, desligue o fogo coloque a salsa, recheie as forminhas, salpique o manjericão e sirva.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Charutinhos de repolho

Adoro esses charutinhos, mas como vocês podem ver estão mais para charutões, eu estava com pouco tempo e fiz maiores, mas sei que menores ficam bem mais bonitinhos.
Essa receita é do Cibercook, e pode ser adaptada ao gosto do freguês, eu prefiro as bem abrasileiradas, quer dizer sem os condimentos da cozinha árabe.

Ingredientes
300g de carne moída
1 cebola ralada ou picada miúda
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de salsa picada
suco de 2 limões
Sal e pimenta síria a gosto ( não usei a pimenta)
1/2 xícara (chá) de arroz cru
1/2 repolho grande

Para o molho:
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola picada
1 xícara de chá de purê de tomates
2 xícaras (chá) de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
3 colheres (sopa) de salsa picada
outros temperos a gosto: manjericão ou louro, segurelha, orégano fresco, etc.

Modo de preparar:
Tempere a carne e coloque numa tigela, juntando a cebola, alho, sal, pimenta, limão, salsa e o arroz cru, misture tudo e reserve, enquanto isso cozinhe as folhas do repolho.
Tire as folhas maiores do repolho com cuidado. Corte as partes duras ( se preferir use uma tesoura). Leve ao fogo uma panela grande com água e sal, e cozinhe as folhas por alguns minutos até que dê para enrolar, para ver se estão boas, experimente enrolar uma folha.

Prepare os charutinhos: esprema um pouco o recheio, e coloque no centro de meia folha de repolho cozido. Dobre os lados e enrole. Não é preciso prender com palito. Não se preocupe se não ficarem do mesmo tamanho.
Prepare o molho: leve uma panela ao fogo, coloque o óleo, refogue a cebola , junte o purê de tomates, a água e tempere com os temperos sugeridos acima. Coloque os rolinhos, bem juntos, para não se soltarem, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar 20 a 25 minutos.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bolo de fubá da Pamela

O meu cabeleireiro, me pediu um bolo de fubá, sabe como é , como são pessoas temperamentais, pelo menos o meu é, eu precisei atendê-lo, senão sei lá o que ele faria com o meu cabelo, já tão esmirrado....., bem todo cuidado é pouco!
Escolhi essa receita da Pamela, que é bem levinha e fofinha, uma delícia viu Pam!!!

Ingredientes:
4 ovos médios
2 xícaras (chá) de açúcar (eu usei 1 1/2)
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
1 xícara (chá) de leite fervendo
1 colher (sopa) de fermento em pó cheia

Preparo:
Preaqueça o forno a 200°C. Unte e enfarinhe uma forma (usei uma retangular)
Peneire farinha, o fubá, e o fermento. Coloque o leite para esquentar.
Numa tigela grande (eu usei a batedeira não consigo bater muito forte), coloque os ovos e bata até começar a ficar esbranquiçado. Junte o açúcar e bata até ficar um creme fofo, vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar.
Despeje na forma. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 25 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 180°C deixe por mais 25 minutos mais ou menos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Pastel de feira

Quem ainda não fez pastel em casa não sabe o que é bom!, a massa caseira é muito mais gostosa que a industrializada, dá trabalho!!, mas vale à pena!
Essa receita é da Palmirinha. Vou postar a receita na íntegra, mas fiz metade.

Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de aguardente
1 colher (sopa) de vinagre branco
Óleo para fritar

Preparo

Em uma vasilha coloque a farinha de trigo (reserve um pouco), óleo e a água morna com o sal, vinagre e aguardente misturados previamente.
Mexa para se agregarem e soltar das mãos.
A seguir abra a massa com o auxílio de um rolo sobre uma superfície enfarinhada, eu abri bem fina porque gosto assim.
Com um cortador corte a massa coloque o recheio, feche bem as pontas com um garfo, e leve para fritar em óleo quente. Escorra em papel absorvente e aproveite.
Eu usei o resto de uma carne assada para recheio, fica uma delícia!

domingo, 7 de junho de 2009

Cozido

Este é um dos pratos preferidos do Sérgio (marido), mas não faço muitas vezes porque só a lista dos ingredientes dá preguiça!!!
Nessas fotos só estou mostrando como ficam as carnes, os legumes e as verduras.
Só que as carnes eu tirei do caldo para aparecer melhor na foto, mas eu sirvo com o caldo que se forma. E com um pirão que eu faço com um pouco do caldo. Essa receita é uma adaptação da receita do Hugo Celidônio.
Ah! já ia me esquecendo, como esse é um prato que rende muito eu tentei reduzir o máximo as quantidades de tudo. Serve 4 pessoas.

Vamos a lista dos ingredientes:
Carnes
500g de peito de boi ou músculo
300g de carne-seca
2 paios
2 linguiças calabresas
40g de bacon ( bem magrinho)

Legumes
300g de aipim, mandioca ou macaxeira
2 cenouras pequenas
300g de abóbora
2 batatas-doces
2 cebolas
4 ovos cozidos
2 bananas da terra
10 folhas de couve
1/2 repolho
2 milhos
200g de quiabo
200g de vagem
2 batatas baroas
Salsa, cebolinha
Louro, alho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
Azeite
100g de farinha de mandioca

Preparo
  1. Na véspera dessalgue a carne seca, cortada em pedaços.  No dia seguinte depois de trocar a água da carne algumas vezes, junte com a outra carne, e os embutidos, cortados em rodelas;
  2. Em uma panela grande , refogue uma cebola bem picada e os alhos, o bacon e doure as carnes juntas;
  3. Em seguida acrescente o extrato de tomate, mexa bem e acrescente uns 2 litros de água. Deixe ferver;
  4. Quando as carnes estiverem macias retire-as da panela e reserve Os embutidos cozinham antes, fique atento para não perder o ponto;
  5. Com o caldo da panela cozinhe os outros legumes descascados, cortados em pedaços grandes, de acordo com o tempo de cozimento de cada um deles;
  6. Coloque primeiro o milho e a cenoura, depois as batatas, etc e por último as bananas e as folhas;
  7. A medida que forem cozinhando vá separando na vasilha que vai servir, em outra panela cozinhe os ovos;
  8. Quando tudo estiver cozido, coloque as carnes os ovos descascados e todos os vegetais e legumes, se preferir coloque no forno baixo para manter aquecido;
  9. Com o caldo restante da panela faça um pirão. Para isso, acrescente a farinha e vá mexendo até chegar a uma consistência mais cremosa.
  10. Corrija o sal se necessário. Sirva o pirão e o cozido acompanhado de arroz branco.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pimentas, pimentas......

Essa pimenta maior é a pimenta-de-cheiro, na foto são as mais vermelhas, eu adoro o sabor delas, tem um cheiro delicioso mas não arde. Já a outra verde e amarela mais fina é a Murupi , forte, muito forte, cultivada na região Norte e com sabor e cheiro delicioso também.
Aqui já é a conserva pronta, como me pediram vou postar a receita que eu faço.
Não faço arrumadinhas no vidro, porque é para uso de casa e me interessa mesma o sabor.


Ingredientes:
1 porção de pimenta murupi
Folhas de louro
Sementes de coentro (opcional)
Cebola
Alho
Azeite
Vinagre de vinho branco

Para um molho de pimenta mais forte você pode usar somente azeite, mas dizem que só no azeite ela pode rançar depois de 3 meses, não sei se é verdade porque as minhas duram mais de 3 meses,(mais ou menos 6 meses), mas resolvi dessa vez usar um pouco de vinagre para ver se dura mais tempo.

Escolha vidros com tampa que feche bem, esterilize os vidros e as tampas com água fervendo.
Escolha as pimentas que estejam boas sem amassados, e sem partes estragadas, faça um corte no sentido de comprimento em todas elas e parta ao meio algumas, (aconselho usar luvas), depois coloque numa tigela e jogue álcool para apurar o sabor da pimenta. Reserve.

Separe os temperos, corte as cebolas em pedaços, o alho pode ser inteiro sem casca, folhas de louro, sementes de coentro (opcional), azeite e vinagre de vinho branco.

Pegue os vidros esterilizados, sem a água é claro, e vá arrumando pimenta, cebola, alho, louro, e as sementes de coentro (se for usar), e repita a operação até encher o vidro todo. Depois acrescente o sal no vinagre e azeite, misture bem, aí vai depender de como você vai querer, eu coloco só um pouco de vinagre e o resto de azeite, tipo 1/4 de vinagre e o resto azeite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...