quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Escabeche de frango com berinjela

Delícia de receita para o dia-a-dia, tirei de uma revista bem antiga por aqui, que tem como autora a chef Renata Braune. Acho bem gostosa!

Ingredientes:
400g de filé de frango
2 berinjelas cortadas em fatias finas e grelhadas
100ml de azeite de oliva
100ml de vinagre balsâmico
6 tomates maduros sem pele e sem sementes cortados ao meio
Ramos de tomilho a gosto (eu uso bem pouco porque acho que ele predomina no sabor)
Folhas de sálvia a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:
Corte os filés de frango em finos escalopes (fatias). Tempere com sal e pimenta e enrole cada um deles nas fatias de berinjela, isto é o frango por dentro.
Passe para um recipiente, regue com o azeite e o vinagre. Distribua os tomates e deixe marinar nesses temperos por uma hora mais ou menos.
Coloque no forno baixo preaquecido e asse no líquido da marinada por cerca de 50 minutos ou até o tempo que for necessário, depende do seu forno. Não deixe secar muito, coloque um pouco de água se for preciso. Sirva com o molho.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cassoulet

Eu nunca tinha feito um Cassoulet desse jeito, o maridão prefere o jeito tradicional, mas adorei, fica realmente com pouco caldo, mas não seco. Tirei do site do Vitor Hugo, que menciona a adaptação feita por ele da receita do Claude Troigros, Anthony Bourdain e Julie Child.
Vitor é do tipo que explica tudo portanto se vocês quiserem saber mais visitem o site dele.
Fiz poucas modificações. Parece mesmo uma feijoada de feijão branco.

Ingredientes
500g de feijão branco
150g de bacon
100g de costela de porco defumada
250g de paio
250g de linguiça calabresa
4 pedaços de frango (tipo coxa, peito)
1 cebola inteira descascada
2 cenouras pequenas descascadas
1 bouquet garni (salsa, alecrim, louro, amarrados com barbante)
2 dentes de alho picados
1 colher de extrato de tomate
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1/4 de salsinha picadas grosseiramente
Água bastante para cobrir tudo (ou caldo de frango)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Migalhas de pão de forma

Modo de fazer
A receita precisa de algumas etapas, mas vale.
Primeiro escolha o feijão e lave várias vezes. Coloque de molho por 24 horas.
Escorra o feijão e lave outra vez. Coloque numa panela grande o feijão, paio, linguiça, cenoura e o bouquet garni todos inteiros. Corte a costela em pedaços, retire a gordura do bacon e corte em pedaços bem pequenos. Junte o extrato de tomate, e o alho picadinho e coloque na panela também, acrescente a água até cobrir tudo e leve para cozinhar por 1h mais ou menos.
O feijão deve estar cozido depois desse tempo.

Após esse cozimento retire todas as carnes e os vegetais, e acrescente os tomates e a salsinha e deixe cozinhas por mais 5 minutos, nesse momento acerte o sal e coloque a pimenta-do-reino.
Caso fique com muito caldo deixe secar mais um pouco, 10 minutos mais ou menos. Descarte o bouquet e a cebola. Preaqueça o forno em 200°C.
Corte as peças inteiras em rodelas, a cenoura, o paio (tire a sua pele), a linguiça e o frango já estavam em pedaços.

Numa forma que possa ir ao forno faça uma camada de feijão por cima coloque os pedaços de paio, frango linguiças, etc, cubra com o resto do feijão e para finalizar faça uma camada de migalhas de pão, que vai fazer aquele croc na hora de comer, regue com azeite e leve ao forno por uns 30 minutos ou até ficar dourado, na receita original fica 2 horas no forno, mas eu achei que ficaria muito seco e deixei só isso, e para mim ficou muito bom.
Nem precisa de arroz só uma saladinha e está bom.

domingo, 23 de agosto de 2009

Queijadinhas de casquinhas

Eu adoro essa receita e todos por aqui também!
Eu tirei do site da Palmirinha, e ela faz outras mas essa receita tem uma casquinha bem simples que fica ótima até com outros recheios ! Essa foto é da mesma leva só que eu esqueci no forno e ficou bem tostadinha.

Ingredientes para a massa
250g de farinha de trigo
125g de manteiga ou margarina
9 colheres (sopa) de água (aproximadamente)

Misture numa vasilha a farinha de trigo, a manteiga e aos poucos a água, (eu não usei as 9 colheres). Sove a massa em uma superfície lisa, sempre polvilhando com farinha. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Depois abra a massa bem fina e forre as forminhas. Reserve.

Ingredientes para o recheio
350g de açúcar
150ml de água
300g de coco fresco ralado
1 colher (sobremesa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de mel
3 gemas
50g de queijo parmesão ralado

Primeiro, faça uma calda com a água e o açúcar, misture e deixe ferver até o ponto de fio. Retire do fogo e junte a manteiga, o mel, o coco ralado, queijo ralado e as gemas. Misture bem coloque nas forminhas preparadas e asse em forno alto por 30 minutos, ou até você achar que estão douradinhas.
Dependendo do tamanho das forminhas rende até 50 queijadinhas.


Vintage Cupcakes

Ainda em Brasília vi esta loja de Vintage Cupcakes, achei tão bonitos que resolvi compartilhar com vocês, e tem também uma cobertura bem alta ficam lindos e as pessoas perguntam se é para comer... é que parecem enfeites!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Aniversário da Júlia

PARABÉNS JUJU !!!!!!!
O blog ficou meio paradinho porque eu estava numa missão bem importante fazer o bolo da Julia em Brasília, então antes de retornar às postagens, não poderia deixar de registrar o aniversário da minha neta, ela me pediu um bolo Arco-íris e eu não podia negar, só que eu não sou confeiteira então fiz um bolo com uma cobertura bem simples e sem firmeza nas mãos o nome não ficou bonito.
Importava mesmo o colorido interno do bolo, mas valeu, foi bem divertido e eu conheci a Michelle do blog Comidinhas Deliciosas.
Bem eu levei comigo para Brasília, algumas coisas que uso na cozinha, mas deveria ter levado mais só que ficava muito pesado, os medidores eram importantes, mesmo assim fui pelejando e finalmente consegui acertar com o forno e com as medidas, porque esse tipo de bolo tem que ter uma massa mais mole senão não forma o Arco-íris, e a primeira massa não deslizava na forma, então fiz outra massa e aí deu certo!

Massa do bolo:240g de manteiga
3 xícaras (chá) de açúcar
8 ovos separados
3 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata a manteiga com o açúcar peneirado até formar um creme, acrescente as gemas uma a uma, depois misture o trigo intercalando com o leite, o fermento em pó e por fim as claras batidas em neve, misture levemente de cima para baixo. Depois é separar 6 tigelinhas iguais distribuir a massa igualmente nas tigelinhas, colorir com os corantes, (não fica bom fazer muito claro), e ir colocando uma colher de cada cor uma por cima da outra na forma untada, já na forma você vê o Arco-íris formado fica bem bonito. No blog tem o site americano que você pode visualizar o processo todo.

A cobertura eu usei um Marshmallow:

Num panelinha coloque 1 xicara (chá) de açúcar + 1 xícara (chá) de glucose de milho + 1/4 de xícara (chá) de água, misture e leve para ferver por uns 8 minutos ou até formar uma calda não muito grossa.
Bata as claras em neve e sem parar de bater despeje a calda nas claras até esfrie.
Despeje essa calda aos poucos na clara em neve sem parar de bater até esfriar bem
Por uma falha minha esqueci dos créditos do bolo desculpem, mas como eu já havia postado esse bolo antes não me preocupei muitomas achei melhor colocar outra vez. Aqui vão eles: o site de origem é esse http://omnomicon.blogspot.com/2009/01/how-to-make-rainbow-cake.html, que tem inclusive o passo a passo, e o site muito legal da Thais Comer é um barato que publicou também.

domingo, 16 de agosto de 2009

Bife à parmegiana

Delicia de receita, tirada do site do Senhor Prendado, no site é dado o passo a passo, muito bom para entender tudo, e até quem não sabe cozinhar faz. Não preciso nem dizer que ficou uma delícia !!!

Ingredientes
4 medalhões de filé aberto "em borboleta" e batido
Molho de tomate
Queijo mussarela ralado no ralo grosso
Queijo parmesão ralado
Ovo inteiro batido
Farinha de rosca
Noz moscada ralada
Orégano fresco (eu usei seco)

Preparo

Tempere a farinha de rosca com um pouco de queijo parmesão ralado, orégano e uma pitada de noz moscada. Depois bata e tempere o filé, passe pela farinha de trigo, depois no ovo e por fim na farinha de rosca já temperada. Empane o filé.
Depois com o dorso de uma faca, faça vincos no filé nos dois lados para que a crosta não se rompa na fritura.
Frite em bastante óleo, e escorra em papel absorvente.
Cubra o fundo de uma travessa refratária com o molho de tomates e sobre ele disponha os filés, use mais uma camada de molho sobre os filés (que eu esqueci), e cubra com o queijo mussarela ralado misturado com o orégano e leve ao forno para gratinar. Na receita sugere cobrir novamente com molho de tomates e mais queijo parmesão ralado e servir, para fazer assim sugiro fazer um balde de molho de tomates.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Torta de banana integral

Com esta receita estou procurando um sabor semelhante a uma torta tipo essa que eu provei e agora me pediram para fazer. Esta é a primeira que eu tento, e nela ainda falta alguma coisa para ficar mais parecida com a original. Modifiquei pouca coisa.
Achei também que o açúcar foi pouco, predomina bastante o sabor da banana, que é muito bom mas eu mudaria mais alguma coisa. A fonte foi do blog mundo do sabor.
A torta é bastante saudável como você vai ver nos ingredientes!

Metade da receita
Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 xícara (chá) de óleo de milho
4 bananas nanicas maduras (mais ou menos) fatiadas no sentido de comprimento
40g de passas sem caroço (de preferência)
Canela em pó

Para cobrir:
1 ovo
3/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de fazer:
Misture os ingredientes secos e acrescente o óleo aos poucos. fazendo uma farofa com as mãos. Numa forma de fundo removível, coloque metade da farofa apertando levemente com as mãos, cubra com fatias de banana, uma ao lado da outra, polvilhando com canela e as passas. Coloque o restante da farofa e mais uma camada de banana.
Bata bem a cobertura, e despeje por cima da torta, asse em forno médio por 20 minutos e depois baixe o fogo até dourar. (confesso que deixei por bastante tempo, até ver que as bananas estavam bem douradas, por isso a parte de baixo ficou mais escura do que devia.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pãezinhos brioches

Fiz esses pãezinhos para o lanche hoje e achei ótimos. O recheio é de salsicha era o que tinha mais fácil por aqui.
A receita é daqui, fiz metade, porque aqui em casa sobra tudo, incrível, todos ligados na teoria de que comer pouco prolonga a vida!. Vamos lá meninas e meninos ânimo!!, hahaha sou eu é que estou precisando disso.

Ingredientes:
1 tablete de fermento fresco biológico (eu usei 1/2 colher (sopa) do granulado seco nivelado na colher medidora)
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de água morna
1 colher (chá) de sal
1 ovo médio
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de margarina

Modo de fazer:
Misture o fermento seco granulado na água morna. Adicione o demais ingredientes e sove até obter uma massa lisa e enxuta.
Deixe a massa descansar coberta por 40 minutos.
Divida a massa em pequenos pedaços ( renderam 10) e faça bolinhas
Coloque num tabuleiro untado e deixe crescer por cerca de 1 hora.
Pincele com a gema se você preferir, e leve para assar em forno preaquecido (200°C) por cerca de 15 a 20 minutos.
( eu não pincelei com a gema e usei o dourador do forno)

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Macarrão cremoso

Uma receitinha básica para os dias de pressa, e serve como acompanhamento também!

Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
150g de presunto picado
1 tomate picado sem pele e sem sementes
1/2 lata de creme de leite (usei a light)
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sobremesa) de salsa picada
250g de macarrão cozido al dente

Modo de fazer:

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e frite por 5 minutos, acrescente o tomate, e frite mais um pouco, coloque o presunto, o creme de leite, o parmesão, o sal, a pimenta e a salsa, misture bem. Coloque o macarrão nessa mistura, envolva tudo muito bem e leve ao forno, preaquecido, por 15 minutos. Retire e sirva.

domingo, 2 de agosto de 2009

Empadão de camarão

Essa receita é de sucesso com certeza aqui em casa!
E acompanhada de uma saladinha vai bem.

Ingredientes:
massa:
14 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 gemas
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 pitada de sal

Modo de fazer:
Junte a farinha de trigo e a manteiga, faça uma farofa, depois acrescente as gemas e o sal, e misture bem e faça uma bola e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Se precisar coloque umas colheres de água gelada se a massa não der liga suficiente.

O recheio é simples, um refogado básico de cebola, alho, tomates, (se quiser pode colocar um pouco de polpa de tomates), salsa, cebolinha, coentro(opcional) e champignons. Bem você pode variar esse recheio mas não coloque temperos muito fortes senão o sabor do camarão vai se apagar. Fica uma delícia!!
Bom domingo!!!!

sábado, 1 de agosto de 2009

Uma visita interessante....

Hoje fomos visitar uma feira de arquitetura, decoração e artes pláticas no Castelo de Itaipava (projeto de Lúcio Costa concluído em 1920). O Castelo é lindo!
Mas as flores de Petrópolis também, e eu não podia deixar de registrar as orquídeas e suas cores.
Isso é só para vocês não dizerem que eu só penso em comida !!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...