quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Stroganov (Clássico do Diego)

Essa receita foi tirada do site do Diego, Think Food, que eu gosto muito, ele sempre conta toda a origem do prato, coisa que eu não tenho a menor paciência de fazer. Eu gostei muito da receita, mas cometi um pequeno deslize, vou falar baixinho para ele não me ouvir, já que eu devia seguir à risca a receita porque se tratava de uma receita original, (e eu sempre mexo nas receitas dele) no final  o prato já pronto eu fiz uma última prova e achei o gosto do creme de leite muito forte, eu queria ter sentido aquele gosto agridoce,  eu pensei no nosso estrogonofe então "taquei" uma colher (sopa) de mostarda francesa, pensei... ele não vai se importar porque  ele mesmo conta que "segundo a Larousse Gastronomique (ed. 2009) o nome deste prato, provém da homenagem feita à Pavel Stroganov por parte de seu cozinheiro francês, a receita teria sido catalogada nos primeiros anos do século XX", então não sei como o cozinheiro francês deixou escapar a mostarda ?! esse foi o "meu pulo do gato" ficou bem mais ao meu gosto!
Diego vamos combinar  que foi só um pequeno deslize!! ah! e a colher foi rasa tá Diego! Eu tinha esquecido de falar fica deliciosa mesmo!!!

Ingredientes:
1 kg de músculo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
1 cebola picada
50ml de conhaque para flambar
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1,5 L de caldo de carne preparado
2 dentes de alho inteiros
2 folhas de louro
5 ramos de tomilho (usei só 2)
200ml de creme de leite fresco
250g de cogumelos em conserva ou paris cortados em cruz

  1. Limpe o músculo retirando o excesso de gordura, cartilagens e eventualmente pedaços de osso. Corte em cubos de 2,5cm.
  2. Tempere os cubos com sal e pimenta do reino
  3. Aqueça uma panela grossa (ou pressão), adicione o óleo apenas quando realmente estiver quente. Junte a metade da carne (se colocar tudo de uma vez, juntará líquido), deixe dourar alguns minutos para então mexer delicadamente afim de dourar  todos os lados dos cubos. Retire a carne dourada, reserve, e doure a outra metade. Após ser concluída, volte toda a carne para a panela.
  4. Nessa altura o fundo da panela deve estar com uma deliciosa crosta dourada, junte a cebola picadinha. Doure rapidamente.
  5. Com o auxílio de uma concha, flambe a carne da seguinte maneira: coloque a bebida na concha, leve a concha à chama do fogão de modo que incendeie. Jogue o conteúdo em chamas  dentro da panela em movimento circular. Mexa o cabo da panela. O espetáculo vai ser bonito, esteja certo que não haja cortinas ou sobrancelhas por perto.
  6. Agora junte o extrato de tomate, misturando em toda a carne para que envolva bem. Junte então a farinha de trigo,polvilhando displicentemente com as mãos. Mexa de modo amalgamar os ingredientes.
  7. Adicione o caldo de carne quente aos poucos, mexendo a panela. Jogue o alho, o louro e tomilho na panela, corrija o sal e a pimenta. Tampe a pressão e cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Ou em panela convencional deve demorar cerca de 1 hora. Também pode ser feito no forno (mais clássico).
  8. Após o tempo de cozimento, verifique a textura da carne, deve estar macia sem desmanchar. Se houver muito líquido, cozinhe alguns minutos em fogo alto, para que reduza.
  9. Junte os cogumelos, e o creme de leite. Cozinhe por 5 minutos. Sirva com arroz branco ou macarrão largo.

20 comentários:

  1. Que delícia de stroganov! Nunca tinha visto com músculo...
    bjos

    Eliane

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai Maura, vc é das minhas, kkkk. Eu tb sempre dou uma mexidinha nas receitas. Será que vamos para o céu? Ou será que a blasfêmia é muito grande, kkkk.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  3. UHAUAHUAHUAH Maura você é ótima. Já que foi mostarda Dijon, beleza! Seu strogonof ficou lindo lindo lindo! Você só esqueceu de nos contar, se ficou gostoso gostoso gostoso! bjão chuchu!

    ResponderExcluir
  4. Maura, sou como vc, sempre dou uma mexidinha na receita até ficar do meu gosto, ficou de dar água na boca.
    Adorei ver seu marido te ajudando na receita aí embaixo e que receita boa em.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que parto lindo Maura, que espetáculo, me deu uma fome louca agora, com esse friozinho se imagina, meu Deus, que delicia! Receita anotadinha Maura, o Diego vai até gostar dessa colher de mostarda! Bjoooooo

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Estou sempre aqui, mas hj n podia deixar de comentar, adorei essa parte "O espetáculo vai ser bonito, esteja certo que não haja cortinas ou sobrancelhas por perto." Isso é o que chamo de receita completa, rsrsrs.
    Vou fzer a receita só para poder ver o espetáculo, com cuidado, claro.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Hummm Maura...que delícia de receita....Linda.... eu tenho esse "defeitinho" também...rsrs.Acabo sempre modificando....hehehe

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o molhinho... hummm k apetitoso :)
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Maura carinissimo questo tuo post è vero è bello sapere l'origine del piatto :) baci

    ResponderExcluir
  10. Acho que seu "pequeno" deslize é totalmente perdoável, porque seu prato ficou lindo!
    Beijos e ótimo feriado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maura! Com músculo??? Nunca experimentei. Eu devo estar perdendo. Bjs

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Maura, pode deixar que não conto para ninguém, mas eu tbm acho que strogonofe sem mostarda não é strogonofe! Dá um tchan no sabor!
    Bjsss e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Maura, devo dizer que não conhecia o blog do Diego até participar do concurso do Blogboks...falha minha, eu sei...pois o blog dele é maravilhoso, assim como você disse, ele conta a estória e dá nome aos bois...então por que não mexer um pouquinho nessa estória toda, não é?!
    Seu estrogonofe ficou show, deu água na boca!!!
    Bjuss querida!!!

    ResponderExcluir
  14. Maura,
    Sem comentários, venho sempre pelo cheiro!
    Beijos
    A Copê

    ResponderExcluir
  15. Maura eu amo strogonoff! Vou testar esse... com a sua colher de mostarda! bjs

    ResponderExcluir
  16. Amo strogonoff,mas este nome eu não conhecia. É um dos meus pratos favoritos.
    Sua foto está linda!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  17. Que delícia, Maura! Um dos meus pratos prediletos! E ó, deslize mais que desculpado, tenho certeza!!! rs...ficou incrível!
    beijão,
    Thais

    ResponderExcluir


  18. am truly pleased to read this weblog posts which contains lots of helpful information

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...