segunda-feira, 31 de maio de 2010

Peito de frango com alho-poró (light)

Boa tarde para vocês! fiz uma receita simples, mas com sabor, para ajudar e me ajudar também a comer mais light, foi o pedido de socorro de uma blogueira amiga, que não vou colocar o nome porque eu não falei com ela e pode ela não gostar. Na verdade depois de um tempo entre engorda e emagrece você aprende tudo o que pode e o que não pode, mas como ninguém é de ferro, sempre cai no não pode. As receitas desse site são sempre com pouco sal, eu até já me acostumei, mas você nota que eles capricham nas ervas para que não se perceba a falta de sal. Mas eles tem muitas receitas legais e simples para dietas. Vale conferir.

Ingredientes:
1 peito de frango cortado em cubos
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 alho-poró cortado em fatias finas
300g de abóbora cortada em cubos (não usei)
2 tomates sem pele e sementes picados
Sal a gosto
1/4 de xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de ervas frescas (usei salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, mas você pode usar as que preferir)

Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Junte o frango e frite até dourar. Acrescente a abóbora, o alho-poró e os tomates e refogue bem. Adicione a água e deixe cozinhar com a panela semi tampada. Salpique as ervas, desligue o fogo e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Caloria por porção: 211 kcal

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sopa de abóbora (La Cucinetta)

Eu já estava de olho nessa sopa. Eu tenho uma que faço também deliciosa com gengibre e maçã, mas essa é mais condimentada e como o tempo está bem mais agradável foi a hora do teste. A receita é do blog La Cucinetta, tem muitas coisa boas por lá. Vale experimentar Ah Tude! você vai gostar dessa também!!

Ingredientes:
Aproximadamente 500g de abóbora em cubinhos, pesada sem casca e sem sementes
1 colher (sopa) rasa de curry
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado (ou 1/2 colher (chá) de gengibre em pó)
500ml de caldo de legumes
1 cebola picada
100ml de leite de coco (eu usei o light)
30g de manteiga
sal a gosto
Coentro fresco para polvilhar (eu misturei um pouco na sopa)

Preparo:
Derreta a manteiga em uma panela média. Refogue a cebola em fogo baixo até que fique translúcida, por uns 3 minutos.
Junte o curry e o gengibre e refogue, mexendo bem, por 1 minuto. Junte os cubos de abóbora e misture bem por uns 2 minutos.
Junte o caldo e o leite de coco, deixe o fogo no mínimo e cozinhe por cerca de 20 minutos, até a que a abóbora esteja bem macia.
Espere esfriar um pouco para passar no liquidificador, ou passe imediatamente por um passa verdura (processador manual). Volte para a panela, tempere com sal a gosto coloque um pouco do coentro picado mexa um pouco e sirva imediatamente, nessa hora polvilhei mais um pouquinho de coentro, não ficou forte não.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Batatas sauté da Pamela

Essas são as batatinhas deliciosas da Pam, do blog Receita Perfeita, que é cheio de doces e salgados deliciosos, devo confessar que bem mais doces do que salgados, a menina é chegada em um doce!!! Mas acho que ela é bem conhecida no mundo dos blogs e um amor de pessoa. Devo confessar que quase não sobra batatinhas para a foto, eu ia comendo e fotografando rsss!!

Ingredientes:
1 kg de batatas
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de óleo vegetal ou azeite
sal e pimenta calabresa
2 colheres (sopa) de salsa picada
3 colheres (sopa) de queijo ralado

Preparo:
Descasque e corte as batatas em quartos (eu cortei menor). Leve para cozinhar em água temperada com sal por mais ou menos 10 minutos. (elas devem ficar firmes).
Aqueça a manteiga com o óleo numa frigideira. Junte as batatas e salteie até ficarem bem douradas de todos os lados. Acrescente o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com a salsa.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Camarão ao molho gruyère


Receita antiga tirada de uma revista chamada Só Receitas, ficou uma delícia!!!!

Ingredientes:
1 embalagem de (200g) de queijo gruyère fundido
1 copo (tipo americano) de leite
1 cubo de caldo de galinha amassado (usei caldo de camarão)
1kg de camarão médio limpo sem cabeça e sem rabo
Sal a gosto e pimenta do reino
1 colher (sopa) de manteiga

Acompanhamento:
4 batatas grandes sem casca ( batata palha)
Óleo para fritar

Preparo:
Em uma vasilha misture o queijo, o leite e o caldo. Misture bem até formar um molho homogêneo. Reserve (eu precisei aquecer o queijo com o leite para que dissolvesse bem).
Tempere o camarão com sal e a pimenta.
Em uma frigideira antiaderente aqueça a manteiga, doure o camarão por 2 minutos (se for usar camarão de cativeiro, não passe disso mesmo sob o risco de virar borracha). Acrescente o molho no camarão e deixe reduzir por 3 minutos. Reserve.

Acompanhamento:
Rale as batatas no ralador fino e coloque-as em um recipiente com água o suficiente para cobri-las. Deixe descansar por 5 minutos.
Depois seque as batatas com papel absorvente ou um pano de prato.
Frite as batatas em óleo quente até ficarem douradas.
Monte:
Em um prato coloque uma porção de arroz, se preferir utilize um aro para dar forma. Por cima do arroz coloque uma porção de camarão com o creme de queijo, e ao redor arrume porções de batata frita, e sirva.

Obs: Quando tenho pronto no freezer eu uso caldos caseiros, mas quando não, eu costumo usar o caldo Knorr Vitalie, que tem menos sal, não ganho nada com isso, mesmo porque nem sei se outras marcas tem caldos mais saudáveis.

domingo, 16 de maio de 2010

Bolo de coco sem glúten

Oi gente desculpem o atraso, mas saiu a receita para o Dia dos Celíacos para o blog da Flavia, Arte na Cozinha, espero ter ajudado bjs. A receita é daqui.

Ingredientes :
1 1/4 de farinha de arroz
2 colheres (chá) de pó de merengue
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/4 de colher (chá) de sal
1/4 de xícara (chá) de manteiga bem mole
1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal (usei canola)
3/4 de xícara (chá) de açúcar granulado e mais 2 colheres (sopa)
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 colher (chá) de essência de coco ou amêndoa ou rum
2 ovos grandes
3/4 de sour cream (mas pode usar yogurt também)*

Cobertura: (eu dobrei a quantidade porque gosto de cobertura farta)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1/4 xícara de queijo mascarpone
1/3 de xícara de coco fresco ralado

Modo de fazer:
Aqueça o forno a 180ºC e unte e enfarinhe uma forma para assar.
Numa tigela média, peneire todos os ingredientes secos. A farinha de arroz, o pó de merengue, o bicarbonato, o fermento em pó, e o sal. Reserve.
Numa batedeira bata a manteiga + o óleo + os 3/4 de xícaras de açúcar até ficar cremoso (não fica igual a um bolo feito com açúcar refinado), cerca de 1 minuto. Reduza a velocidade e misture os ingredientes secos intercalando com o sour cream, até ficar bem misturado, cerca de 1-2 minutos.
Espalhe uniformemente na forma untada e leve para assar por 30-35 minutos ou até ficar dourado. Depois de assado tire do forno e espere uns 15 minutos antes de cortar o bolo ao meio.

Cobertura:
Bata o queijo mascapone em uma batedeira em alta velocidade até ficar firme adicione as 2 colheres de açúcar restantes e o sour cream, misture o coco fresco ralado, recheie e cubra o bolo. Enfeite com o coco ralado, no meu caso não resisti a esses mini M&M que estavam "dando sopa" na cozinha.

* sour cream: numa tigela de vidro misture o creme de leite fresco com 1 colher de sopa de suco de limão e 1 pitada de sal, deixe descansar em temperatura ambiente, por 10 a 15 minutos, até engrossar, depois cubra a tigela e deixe na geladeira até antes de usar.

Obs: esqueci de colocar que gosto de bolos mais úmidos, então tenho sempre pronta uma calda básica que aprendi com o Chef Alvaro Rodrigues, que misturo água + açúcar + cravo + pau-de-canela, deixo engrossar só um pouco e umedeço as camadas do bolo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bolo de banana e caramelo da Verena

Acho que várias blogueiras já fizeram esse bolo, eu fiz, mas não sabia onde estavam as fotos, agora que encontrei, resolvi postar porque é realmente um bolo delicioso. Foi tirado do site da Verena do Mangia che te fa bene.
Coisas muito gostosas tem nesse blog, por isso aconselho uma visita, mesmo porque eu não obedeci a Verena, então minha cobertura não ficou com a consistência comme il faut.

Ingredientes:
(medida de xícara de 200ml)
Dá para 2 formas redondas de 23cm, ou forma de buraco no meio, e só para chatear usei forma de bolo inglês.

Massa:
2 1/2 xícara de farinha de trigo
2 1/2 (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida
1 1/4 de xícaras de açúcar cristal
2 ovos grandes
1 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de buttermilk ( use uma colher de sobremesa de vinagre ou suco de limão para talhar o leite - espere 5 minutos para empregar)
1 xícara de bananas amassadas (+ ou - 2 bananas)

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 177ºC. Unte a forma com manteiga e enfarinhe.
Numa tigela peneire: o trigo, fermento, bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
Em uma batedeira bata (velocidade média) a manteiga até que fique fofa, mais ou menos 1 minuto. Acrescente o açúcar e bata mais uns 2 minutos. Junte os ovos, um de cada vez, batendo muito bem após cada adição. Por último a baunilha.

Reduza a velocidade da batedeira e acrescente os ingredientes secos em 3 etapas, alternando com o buttermilk e as bananas amassadas, começando e acabando com os secos. Não bata demais, somente o necessário para incorporar os ingredientes após cada adição.
Leva ao forno para assar até que fique dourado ou faça o teste do palito. Deixe amornar por 20 minutos e vire num prato de bolo.

Cobertura de caramelo: (a Verena usou um termômetro culinário eu não usei pois não tenho)
3 xícaras de açúcar mascavo (desfaça as pelotinhas antes)
1 1/2 xícaras de creme de leite (pode ser de caixinha mesmo)
Suco de meio limão (fica a gosto)
5 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em pedacinhos

Modo de fazer:
Misture numa caçarola o açúcar mascavo, creme de leite e suco de limão. A calda deve atingir o ponto de bala mole. Com o termômetro parece bem mais fácil.
Remova a panela do fogo e deixe esfriar até a temperatura atingir metade do calor que estava, como não sabia então esperei um pouco e retirei a manteiga da geladeira e coloquei na mistura de caramelo.
Bata na batedeira em velocidade média/alta até que o caramelo endureça e perca o brilho ficando opaco, pode demorar de 5 a 7 minutos. A minha cobertura não endureceu mas ficou deliciosa, da outra vez compro esse termômetro e saio do olhômetro.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bolo de atum

Gente esse é para um lanche rápido, tirei desse site, que faz uma fotos lindas e como a gente come com os olhos..... Eu ia fazer umas críticas ao site mas resolvi me manter calada achei melhor assim, de repente o erro pode ser meu, não sei....Vou postar a receita que eu fiz e ficou deliciosa!!!

Ingredientes:
3 ovos
2 colheres (sopa) de leite em pó
Sal e pimenta a gosto
2 tomates picados
1/2 cebola picada
1 lata de atum

Modo de fazer:
Coloque os ovos, o leite em pó, o sal e a pimenta em uma vasilha funda e bata por uns 5 minutos. Em uma panela pequena aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o tomate, tempere com um pouco de sal, junte à mistura dos ovos, acrescente o atum e misture bem. Unte com manteiga umas 2 forminhas pequenas (mais ou menos 8cm de diâmetro) divida a massa entre elas e leve ao forno médio até crescer um pouco e dourar. Rende 2 porções. Sirva com uma salada.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bolo prestígio de gala

Bem hoje eu resolvi postar esse Bolo do Chef Álvaro Rodrigues, que eu adoro, já fiz um curso com ele, acho que ele ensina tudo com detalhes para que a receita saia perfeita.
Eu já não posso dizer que consigo fazer assim, não me considero uma pessoa detalhista, mas aprendo muito com as suas dicas, por isso coloquei aqui o link da receita original com o vídeo, é meio longo mas muito bom. A receita foi um pouco adaptada mas vou postar na íntegra.
Acho que foi o meu primeiro bolo de liquidificador que deu certo.
É uma boa receita para um aniversário, por exemplo.

Ingredientes:
4 ovos, separando gemas peneiradas e claras
1 colher (chá) de essência de baunilha
350g de açúcar refinado (usei 300g)
180ml de óleo de milho ou girassol
240ml de água fervente
70g de cacau em pó ou chocolate em pó peneirado
240g de farinha de trigo
1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bata no liquidificador as claras, as gemas peneiradas e a baunilha.
Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns 3 minutos. Em seguida acrescente o óleo, a água fervente, o cacau em pó e bata bem.

Despeje a mistura obtida em uma tigela e agregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com auxílio de um batedor de arame até obter uma massa lisa e homogênea.

Distribua a massa em uma forma de 24cm de diâmetro untada e forrada com papel manteiga e leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o bolo esteja dourado e firme com o toque. Deixe esfriar, (melhor deixar na geladeira por uns minutos para facilitar o corte) corte em três discos e empregue na montagem.

Creme Prestígio:
1 lata de leite condensado
50g de açúcar refinado
30g de amido de milho
30g de farinha de trigo
150g de coco fresco ralado ou flocos hidratados
720ml de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) rasa de essência de coco de boa qualidade (não tinha)
1 colher (sopa) de licor de coco

Modo de Preparo:
Em uma panela média coloque o leite condensado, o açúcar, o amido de milho, a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo.
Junte o coco fresco, o leite e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme firme.
Por último agregue os aromas, espalhe em um refratário retangular grande, cubra com filme plástico e deixe esfriar completamente.
Empregue na montagem do bolo.

Ganache de coco e chocolate:
400g de chocolate ao leite (usei metade amargo e metade ao leite)
1 lata de creme de leite com o soro
1 colher (sopa) de glucose de milho
10g de manteiga sem sal
1 colher (café) de essência de coco
50g de coco ralado fresco ou hidratado (não usei)

Modo de Preparo:
Em uma tigela grande coloque todos os ingredientes, exceto o coco e leve ao fogo em banho-maria ou no forno microondas até obter um creme liso e brilhante. Reserve 1/2 xícara (chá) desta ganache e, ao restante, agregue o coco ralado (eu não utilizei o coco nesta ganache).

A ganache reservada será utilizada para a cobertura da lateral do bolo.
Decoração:
  • 100g de chantilly
  • 50g de raspas de chocolate ou chocolate granulado
  • 100g de coco em flocos ou em fitas finas
Calda básica: misture água+açúcar + pau de canela+ cravo+ licor de cacau e faça uma calda rala para regar o bolo.
Montagem do Bolo:
Utilizando um aro de 24cm de diâmetro, inicie a montagem do bolo intercalando um disco de massa levemente regado com a calda básica, espalhe por cima toda a ganache de coco, outro outro disco de massa regada, Creme Prestígio e finalize com o último disco de massa regada.
Em seguida cubra o bolo com filme plástico e leve-o à geladeira por alguma horas ou até o dia seguinte. No dia seguinte, desenforme o bolo, espalhe a ganache reservada em toda a lateral e o chantilly em toda a superfície.
Por último aplique as raspas de chocolate ou granulado na lateral e decore com o coco na superfície (eu não usei o coco ralado na decoração).
O rendimento será de 20 porções
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...