quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bolo de chocolate



Oi meninas e meninos!!, enfim fiz um bolo de chocolate que eu tanto adoro, e evito ao máaaaaaximo, de fazer senão como tudo. Entre milhões de opções resolvi testar mais um bolo de liquidificador (Como dizia o Betinho quem tem fome tem pressa, nesse caso pressa de gordo rs!)
A receita eu tirei do blog da Flávia, o Arte na Cozinha, moça super simpática, que além de "dar duro" no trabalho ainda faz delícias em casa, garota  esperta!! Achei muito boa a textura do bolo, porque nem sempre bolos de liquidificador ficam assim, agora a calda...bem não fiz a receita da Flávia, porque queria testar uma outra, vocês sabem testes, testes, eu gosto disso!

Ingredientes:
1 xícara de (chá) de leite morno
3 ovos
4 colheres (sopa) de margarina derretida
2 xícaras  (chá) de açúcar (chata como sou usei só 1 1/2)
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de água
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de margarina
1 colher  (chá) de essência de baunilha

Preparo:
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, bem batido, a massa fica bem bonita, (talvez seja melhor dividir a massa em duas partes para bater bem, a massa fica um pouco pesada). Coloque em uma forma redonda untada e enfarinhada, dê uma batidinha com a forma para evitar buracos no bolo. Asse por cerca de 40 minutos em forno médio 180ºC, preaquecido.

Cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar até o ponto de brigadeiro. Cubra o bolo em seguida.

Outra cobertura:
A cobertura que eu testei é da Andréa Rodrigues, ela passou os ingredientes e eu diz a mistura do meu jeito, vamos lá:
-creme de leite (usei i caixinha)
-pouquinho de leite integral (1/2 xícara)
-açúcar mascavo (3 colheres de sopa)
-chocolate em pó nestlé (3 colheres de sopa)
-manteiga sem sal (1 colher de sopa)
-pitadinha de sal

Levar tudo ao fogo até dissolver e homogenizar todos os ingredientes.

domingo, 26 de setembro de 2010

Pão de cachorro quente

Só alguns ficaram com esse formato!!
Essa receita é da Gina do blog Naco Zinha, por sinal tem receitas ótimas por lá!! e achei graça quando ela fala para deixar de preguiça e fazer o pão e não ir comprar na padaria !!(que por aqui costumam chamar de padoca). Olha Gina vamos combinar que nem todos tem tempo de fazer o pão, mas se tivessem com certeza fariam, porque a diferença é enoooorme!!! O pão ficou bem fofo, e no meu entender, quando se faz a chamada "esponja" para o preparo do pão ele fica bem mais leve. Fiz metade da receita.

Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
80g de fermento biológico
100g de açúcar
100g e manteiga
2 ovos
10g de sal (usei mais)
1/2 litro de água morna

Preparo:
Faça uma "esponja" com 100g de trigo, o fermento e um pouco de água morna. Deixe descansar por 15 minutos, aí você já  vê se o fermento está bom mesmo, quando começa a fazer bolhas, chega quase a dobrar de volume. Coloque a "esponja" numa tigela grande e acrescente os demais ingredientes aos poucos (porque vai depender de quanto trigo vai absorver), quando estiver soltando das mãos já pode fazer uma bola e deixar crescer até dobrar de volume, as vezes sobra um pouco de trigo que você vai usar no preparo dos pãezinhos. Modele os pães, o que eu fiz uma bagunça na tentativa de fazer igual aos da Gina, até enrolei como croissant, bem ficaram vários formatos, mas o bom é que ficaram bem leves.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bife à rolê de frango

Oi gente, primeiro, gostaria de falar para algumas pessoas que pedem para colocar aqui receitas diet, que estou testando algumas, mas vou confessar que tenho uma certa dificuldade com adoçantes pois sempre que provo, sinto um pouco de amargo na boca mas pode ser um problema só meu. Por isso, vou pedir para que outras pessoas experimentem.

Eu gosto de colocar no blog receitas que acho realmente gostosas, algumas práticas, outras muito calóricas, enfim sou criteriosa. Procuro sempre ser a mais sincera possível mesmo quando a receita é de um blog amigo, o que acontece muito, e sempre procuro torná-las o mais saudável possível. Esse é o objetivo. Umas escorregadas, as vezes me permito, mesmo porque ninguém é de ferro! rs!
Receita do site M de Mulher, ficou super gostosa!!!


Ingredientes:
6 filés de peito de frango
Sal e pimenta a gosto

Recheio:
6 fatias de bacon ( de preferência magras)
6 vagens
1 cenoura cortada em palitos
Azeite
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 litro de caldo de legumes
6 batatas cortadas em quatro
Salsa picada a gosto

Preparo:
Tempere os filés com sal e pimenta.  Sobre cada filé, coloque uma fatia de bacon, a vagem e a cenoura. Enrole como rocambole e prenda com palitos. Em uma panela, aqueça o azeite e doure os rolinhos. Acrescente o amido de milho dissolvido no caldo de legumes e a batata e deixe cozinhar até ficar macio. Coloque os rolinhos numa travessa, regue com o molho e sirva com as batatas salpicadas com a salsa.

Obs: Se os filés não estiverem finos, coloque-os entre folhas de plástico (daqueles usados para guardar legumes na geladeira) e bata com um batedor para ficarem mais finos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Salada Carolina

Esse fim-de-semana, andei olhando e folheando o livro que a Carolina Ferraz publicou, ela é uma atriz, bem conhecida. Quanto ao livro achei muito bom, é bem do tipo que eu queria fazer, mas ficou muito caro, eu achei, porque o papel é bem grosso brilhoso, muito bem feito, acho que isso encareceu muito o livro, tem receitas ótimas e bem gostosas, ainda não comprei o livro mas peguei uma ideia de uma salada dela que fica uma delícia!!!, fiz uns acréscimos porque precisava usar alguns ingredientes que iam estragar, e ficou ótima!!
Vou postar a receita pela metade, achei muito grande.

Ingredientes:
1 pé de alface americano
3 tomates grandes, com pele e sementes, cortados em cubos
100g a 200g de parmesão ralado grosso
2 ovos cozidos ralados na parte grossa do ralador (eu espremi no espremedor de batatas)

Eu acrescentei: umas tirinhas de rabanete e de presunto.

Molho básico:
150 ml de azeite
Suco de 1/2 limão
1 colher de (chá) de mostarda Dijon ou americana
Sal e pimenta a gosto
Misture tudo muito bem e use.
( esse é o molho para o dobro dessa salada, mas para mim usei ele quase todo para metade da receita)

Preparo:
Misturar tudo com o molho de mostarda e sirva, é bem gostosa

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Torta de morangos e mirtilo

Fiquei com vontade de experimentar essa torta do Richie, do blog Cozinha Coletiva, achei bem deliciosa e o melhor fica pouco doce, bem suave, uma delícia mesmo!!! vocês todas conhecem o blog dele não preciso nem fazer propaganda.

Ingredientes da massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
3/4 de xícara (150g) de manteiga gelada em pedacinhos
1/2 colher  (chá) de canela em pó (não usei)
4 colheres (sopa) de água gelada

Preparo da massa:
misture o açúcar, farinha e canela, e adicione a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Adicione a água, amasse levemente, até dar o ponto, divida em duas bolas e coloque na geladeira por 20 minutos. Eu faço a massa no processador, acho mais rápido.
Abra uma bola com o rolo, para facilitar eu abro entre plásticos (sabe aqueles saquinhos próprios para freezer e geladeira) e forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 22cm de diâmetro. Fure a massa, cubra com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Retire e reserve.

Ingredientes do recheio:
500g de morangos e mirtilos, usei mais morangos ( mas pode variar de frutas)
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Raspas de um limão

Cobertura:
1 gema e uma colher (sopa) de leite
Açúcar cristal para polvilhar

Montagem:
Sobre a massa assada distribua as frutas misturadas com o resto dos ingredientes do recheio.
Abra a outra parte da massa e cubra a torta, feche bem as laterais apertando bem e faça 4 cortes na massa, para o vapor escapar.
Pincele a massa com a gema misturada ao leite, polvilhe com o açúcar cristal e leve ao forno (o açúcar vai derreter e deixar a massa dourada, açucarada e crocante). Leve de volta ao forno por mais 20 minutos na mesma temperatura. (a minha demorou para dourar, então usei o dourador do forno), melhor seria colocar  a torta na grade de cima do forno, coisa que eu não fiz, para dourar mais.

Obs: pincelei a massa, antes de colocar o recheio, com uma clara de ovo, para evitar que ficasse encharcada, não tinha certeza se a mistura do recheio iria segurar o caldo do morango.

domingo, 12 de setembro de 2010

Yakisoba (aqui de casa)

Eu já vi várias maneiras de preparar esse prato, mas nunca tinha experimentado, então fiz uma mistura de receitas e ficou uma delícia!!, mas achei depois para comprar o molho pronto para Yakisoba, vou experimentar numa outra vez.

Ingredientes:
300g de filé mignon cortado em tirinhas curtas
1/2 xícara (chá) de shoyu
2 colheres (sopa) de saquê
Repolho
Cenoura
Brócolis
Cogumelo em conserva a gosto
Vagem
1 cebola
Gergelim torrado (opcional)
Óleo de gergelim torrado

Para o molho:
500ml de água
2 cubos de caldo de carne
1 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) de maisena
500g de macarrão próprio para Yakisoba

Modo de fazer:
Tempere as tirinhas de carne com o shoyu e o saquê, e deixe marinado na geladeira por meia hora.
Corte todos o repolho e a cenoura  em tiras, separe as flores do brócolis, os cogumelos, e a vagem.
Aqueça uma panela grande ou uma Wok, coloque o óleo de gergelim, e frite o macarrão já cozido para que ele fique um pouco croc, retire o macarrão e reserve. Nessa mesma panela, refogue a cebola em tiras também, até começar a dourar, acrescente a carne, e vá fritando. Separe a carne em uma vasilha e vá colocando a cenoura, o repolho, a vagem, o brócolis, o cogumelo e deixe cozinhar até amolecer um pouco. Coloque a carne novamente na panela e mexa bem.

Numa vasilha a parte misture os ingredientes do molho, coloque junto na panela que está a carne e deixe engrossar um pouco, junte o macarrão e misture bem salpique o gergelim e sirva. A vantagem  desse prato é que ele funciona como prato completo, isso é ótimo!

Obs: você pode acrescentar também se gostar pimentão, verde, vermelho, amarelo, e acelga japonesa.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Doce de abóbora com coco

Abóbora de pescoço
Docinho básico e muito bom!!!

Ingredientes:
1kg de abóbora madura (abóbora de pescoço)
500g de açúcar cristal ( mas vou diminuir da próxima vez)
1 pau de canela
1 copo de água
150g de coco ralado
Raspas de casca de limão
Cravinhos

Modo de fazer:
Descasque e corte a abóbora em pedaços pequenos.
Cozinhe a abóbora com a água, em fogo baixo, até ficar bem desmanchada e a água secar  toda,  depois acrescente o açúcar e o pau de canela, deixe cozinhar bastante, até começar a ficar bem mais grossa, acrescente o coco ralado, mexa bem cozinhe por uns 2 minutos, tire o pau de canela, coloque os cravinhos, as raspas de limão,  mexa bem, espere e esfriar e coloque numa compoteira e leve para gelar.
Fica bom servir com queijo Minas.

sábado, 4 de setembro de 2010

Bolo chiffon colorido

Cores para alegrar o dia!! tirado deste site que eu adoro! esse bolo se chama originalmente Bolo Chiffon Arco-Íris, mas como eu já fiz um bolo Arco Íris e são 7 cores, resolvi mudar o nome para Colorido. Espero não causar problemas para a dona da receita.
Bolinho macio, bom para as crianças!!fiz pequenas adaptações.

Ingredientes A:
8 gemas
80g de açúcar
20g de leite em pó
20g de farinha de milho
150g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/4 colher (sopa) de sal
100ml de óleo vegetal
100ml de leite de coco

Ingredientes B:
8 claras
120g de açúcar
1 colher (sopa) de cremor tártaro

Ingredientes C:
Algumas gotas de corante  rosa
Algumas gotas de essência de morango
50g de chocolate derretido
Algumas gotas de corante amarelo e essência de abacaxi
Algumas gotas de essência de limão e corante de verde

Modo de fazer:
Misture a farinha de trigo, o leite em pó, o sal e o fermento em pó. Reserve. Misture o leite de coco e o óleo. Reserve.

Numa batedeira bata as gemas com 50g de açúcar, até ficarem bem misturados. Junte a mistura de leite de coco com óleo. Mexa bem. Por último adicione a mistura da farinha, até obter uma aparência lisa.

Divida a massa da gema em 4 partes iguais. Numa adicione o corante rosa e a essência de morango, outra com o chocolate derretido e outra o corante  amarelo e a essência de abacaxi, e por último o corante verde com a essência de limão. Misture todos os 4 bem e reserve. Aqueça o forno a 180ºC.

Em uma batedeira misture todos os ingredientes B e bata em velocidade alta, até que fiquem picos moles, divida essas claras em 4 partes e adicione na mistura dos ovos, unte uma forma pode ser de furo no meio, eu usei de bolo inglês, e vá colocando delicadamente camada por camada das cores, e leve ao forno por mais ou menos 50 minutos, via depender do forno.

Obs: Quando levei o bolo para assar, eu usei uma forma de bolo inglês média, e já sabia que o bolo ia escorrer, então coloquei a forma dentro de um tabuleiro e aí que foi o desastre o bolo foi  vazando e se formou um outro bolo todo desengonçado bem do lado da forma que estava assando, parecia aquela coisa de filme de ficção "um ser geneticamente modificado", me arrependi de não ter tirado uma foto para vocês verem, porque vazou da forma que era pequena por isso se for utilizar uma forma dessa use a de tamanho maior, mas mesmo assim ele não perdeu a maciez comum nesse tipo de bolo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...