quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Brownie recheado com doce de leite

 A pedido do Fabinho aqui vai a receita do último brownie que mandei!
A foto é meramente ilustrativa, porque não tenho foto dessa receita, assim que tiver uma foto  substituo essa.
Essa receita é mais uma que gostei demais fiz duas  pequenas alteração e mais nada!!
Fonte: Revista Casa e comida (fevereiro 2016)

Ingredientes:
300g de chocolate meio amargo;
180g de manteiga sem sal um pouco para untar;
5 ovos
180g de açúcar (na receita original 350g)
120g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar;
50g de cacau em pó;
1 pitada de sal;
1 pote de 400g  doce de leite de boa qualidade (em temperatura ambiente, não usei);
120g de nozes picadas (substitui por castanha-do-pará torradas)

Modo de fazer:

  1. Forre uma assadeira de 24cm x 36cm com papel manteiga unte com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Preaqueça o forno a 180°C.
  2. Derreta o chocolate picado com a manteiga em banho-maria, ou pode ser no microondas. Misture tudo até ficar homogêneo. Reserve para esfriar.
  3. Quando a mistura de chocolate  e  manteiga estiver quase fria, junte os ovos, um de cada vez, batendo bem com o batedor de arame ou espátula. Acrescente o açúcar e misture novamente.
  4. Em outra vasilha, peneire juntos o cacau, a farinha e o sal. Junte à mistura de ovos e chocolate e mexa com cuidado até que não haja nenhum traço de farinha.
  5. Coloque metade da mistura na assadeira e espalhe. Cubra, com cuidado, com uma camada de doce de leite por cima. Salpique as nozes ou castanhas o que preferir. Finalize com o restante da massa de chocolate, espalhando bem com uma espátula.
  6. Leve ao forno baixo por 40 minutos (no meu de uns 20 minutos) aproximadamente. Como a temperatura varia de forno pra forno, cuidado com o tempo de cozimento. O brownie não pode sair completamente assado, mas ligeiramente úmido. Deixe esfriar e sirva.
Obs: Não usei o recheio coloquei toda a massa na assadeira, não untei o papel manteiga porque não precisa ele solta depois de assado. O teste do palito é importante porque não pode sair seco e sim com uns resquícios de massa, tipo quase assado. E também gosto de salpicar a castanha torrada por cima antes de assar>
A redução do açúcar é um pedido do meu filho que gosta do sabor mais amargo!
Usar um chocolate de boa qualidade influencia no sabor é sempre melhor, sempre que posso uso Callebaut dessa vez foi 54.5%. Mas você pode usar um meio amargo de outra marca mas bom!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...