sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Quibe de peixe com saladinha de pepino e Iogurte da Rita Lobo


Resolvi testar a receita da Rita Lobo, confesso que nunca tinha provado quibe de peixe, achei uma delícia!!!! e com a saladinha de pepino! hummm ficou boa demais, bem leve!!
Fonte: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/quibe-de-peixe-com-saladinha-de-pepino-e-iogurte.htm

Ingredientes:
500g de pescada limpa
1/2 xícara (chá) coentro
3 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de trigo fino para quibe
1/2 xícara (chá) de água
Raspas de 1 laranja pequena
Raspas de 1 limão
!/2 xícara (chá) de nozes picadas
Sal e pimenta-síria a gosto
5 colheres (sopa) de azeite
Gomos de limão para acompanhar

Modo de preparar:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). No processador de alimentos, bata os filés de peixe com o coentro. Se não quiser usar o processador, pique bem com uma faca. Reserve. Numa tábua, corte a cebola em metades, no sentido do comprimento, e depois em fatias bem finas, para formar meias luas. leve uma frigideira antiaderente média ao fogo baixo. Regue com azeite. Junte a cebola e tempere com uma pitada de sal e outra de açúcar. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até caramelizar a cebola.

Forre um escorredor com um pano de prato limpo, coloque o trigo dentro, lave sob água corrente e esprema bem, torcendo o pano como se fosse uma trouxinha.
Transfira o trigo para uma tigela. Junte o peixe, a água, as raspas de limão e laranja, as nozes e a cebola dourada. Tempere com sal e pimenta-síria. Misture bem. Unte uma forma refratária com azeite, cubra o fundo da forma com a massa do quibe, aperte e alise a superfície com a mão molhada, com uma faquinha risque  o quibe desenhando losangos. Regue a massa com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno por 30 minutos. Sirva o quibe frio ou quente, acompanhado da salada de pepino!

Salada de Pepino
2 pepinos japoneses
1 copo de iogurte natural
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
15 folhas de hortelã
Limão(opcional)

Modo de preparar:
Lave e seque bem o pepino e as folhas de hortelã. Sobre uma tábua, usando um mandolim (ou uma faca), corte o pepino japonês em fatias bem finas. Reserve. Numa tigela, misture bem o iogurte e o a azeite. Tempere com sal e a pimenta moída na hora, junte a hortelã e as rodelas de peino e misture bem, nessa hora eu acrescentei umas gotas de limão. Sirva a seguir.

3 comentários:

  1. Essa é mais uma das suas receitas que vou experimentar, São! Adorei!Com esse calor que está fazendo em Brasília é uma ótima opção.
    Bj,
    lylia

    ResponderExcluir
  2. Olha só minha cabeça, Maura, tinha acabado de comentar no blog da São e acabei trocando os nomes.Desculpa minha cabeça, Maura.Quis apagar a postagem e não vi como.
    A verdade é que essa receita me encantou e que será mais uma das suas a frequentar minha cozinha. Com esse calor que está fazendo por aqui em Brasília , essa é uma ótima opção.
    Bj e, mais uma vez, desculpe .
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Sem problemas Lylia!! eu mesma já fiz isso,mas sobre o calor me preocupei, estou indo passar uns dias aí com os filhos...não gostei.
    Bjs
    Maura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...