Oi gente! estou de volta! e a receita de hoje é da Akemi (Pecado da Gula), outra vez???!!!, é pura coincidência gente, eu olho dá vontade de comer e faço. Ainda tem pão vindo por aí...a receita é um pouco longa, mas vale à pena, fica uma delícia. Sem contar que vc pode usar a sua receita de nhoque, e a sua receita de molho à bolonhesa.
Nesse caso resolvi experimentar a receita que a Akemi fez!
* xícara medida 240ml
Nhoque:
1 kg de batata (melhor asterix)
1 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara de amido de milho
1 ovo extra
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal a gosto
Descasque as batatas, corte em pedaços menores e despeje numa panela (eu não descasco as batatas porque fico com medo de não conseguir dar o ponto na massa). Lave bem e cubra com água. Leve ao fogo e deixe cozinhar até ficarem macias. Escorra e volte as batatas na panela. Leve ao fogo novamente, chacoalhando a panela até que toda a água seque. Esprema as batatas e espere amornar para colocar o restante dos ingredientes.
Amasse bem e faça cordões na mesa enfarinhada. Corte os nhoques e leve para cozinhar em pequenas porções em água fervente. Quando começam a aparecer na superfície, recolha com a escumadeira num escorredor.
Molho de tomates:
2 colheres (sopa) de óleo de canola
6 tomates italianos grandes e maduros sem sementes batidos no liquidificador (usei tomates em lata)
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
150g de carne moída
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) rasa de açúcar
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
Azeite extra-virgem para finalizar
Aqueça o óleo numa panela e refogue o alho e a cebola. Quando ficar transparente, junte a carne e mexa bem até mudar de cor. Junte os tomates batidos, uma 1/2 xícara de água para "lavar" o copo de liquidificador, o extrato de tomate, açúcar e uma pitadinha de sal. Tampe e deixe apurando até engrossar. Acerte o sal e junte a pimenta e o orégano. Apague o fogo e regue com um bom fio de azeite. Misture e reserve.
Molho e abobrinha:
2 colheres (sopa) de óleo de canola
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola média picadinha
2 abobrinhas médias picadinhas (500g)
1/2 xícara de creme de leite
1 colher (sopa) cheia de requeijão cremoso
Sal e pimenta doo reino a gosto
Uma pitada de noz-moscada
Aqueça o óleo numa panela e refogue o alho e acebola. Quando ficar transparente, junte as abobrinhas e tempere levemente com sal e pimenta. Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar até ficarem macias. Se necessário, pingue um pouco de água. Deixe amornar alguns minutos e depois bata no liquidificador. Despeje de volta na panela, junte o creme de leite, o requeijão e leve ao fogo para aquecer. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada.
Montagem:
Num refratário grande (23x24cm), despeje o molho de tomates, espalhe os nhoques cozidos e cubra com o molho de abobrinha. Polvilhe fartamente com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido a 220ºC para gratinar. Sirva em seguida com mais queijo ralado.
Já tinha visto essa receita no blog da Akemi e tinha adorado, agora vejo aqui novamente, fiquei com água na boca.
ResponderExcluirbjs
Adoro Nhoque, este seu ficou de dar água na boca.
ResponderExcluirBjs e Bom Fim de Semana
Hummmmmm... Isso deve ser bom mesmo hein!?
ResponderExcluirVou testar.
Beijos!
adoro nhoque e assim nunca experimentei! fiquei curiosa :) beijo
ResponderExcluirHummmm...Maura nhoque já é bom, com esse molhos ficou especial, fiquei muito interessada com o molho de abóbrinha. Adorei. Bjocas ótimo final de semana
ResponderExcluirMaura, que alegria ver outra sugestão do PG aqui e mais ainda em saber que gostou do nhoque! Vendo a sua travessa já deu vontade de fazer de novo!!! Está super apetitoso!!!! Hummm! Bjss e bom final de semana!!!
ResponderExcluirA Akemi é 10 e o nhoque ficou show! Dá vontade de roubar a travessa. ;)
ResponderExcluirEli
Que delícia Maura!!
ResponderExcluirbjs