Oi gente, essa mania por pães é de sempre, afinal é um alimento de todo dia que pelo menos sei que é saudável, feito em casa!
Mais uma vez e sem arrependimento escolhi essa receita do blog da Akemi, Pecado da Gula, já conhecido, pela maneira simples que ela explica, qualquer um pode fazer.
Esponja:
1 colher (sopa) de fermento seco para pão
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara de leite morno
1/4 de xícara de farinha de trigo
Coloque tudo numa vasilha, misture bem, cubra com filme plástico e deixe fermentar por 1 hora.
Massa:
150g e farinha de trigo integral
350g de farinha de trigo branca
2 ovos extra
1/2 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de água morna
1 colher (sobremesa) de sal
gema para pincelar
sementes para polvilhar de sua preferência (gergelim, linhaça, girassol, aveia, granola..)
Misture todos os ingredientes mais a esponja até formar uma massa possível de sovar. Se necessário, junte mais farinha branca. Sove na mesa por uns 10 minutos até a massa ficar lisa e elástica. Modele numa bola e coloque numa vasilha levemente untada com óleo.
Cubra com filme plástico e um pano de prato e deixe descansar até dobrar de volume (40 minutos). Dê alguns soquinhos na superfície e tire a massa da vasilha. Divida a massa conforme desejar e modele em bolas (nesse caso, dividi em 6 porções). Cubra com pano de prato molhado e bem espremido e deixe descansar por 10 minutos.
Para fazer a trança, abra cada rolinho em formato oval do tamanho da palma da mão, enrole como rocambole e aperte bem a emenda. Faça o mesmo com todas as bolinhas. Sempre deixando a massa coberta com o pano úmido para não ressecar. Volte ao primeiro rolinho e estique num cordão de 15cm. Faça o mesmo com os outros. Volte ao primeiro e estique mais um pouco até atingir 30cm. Faça o mesmo com os outros. Pegue 3 cordões e trance, apertando bem o começo e o final da trança. Repita com os outros.
Coloque as tranças em formas de pão bem untadas (9x20x7cm de altura). Cubra as formas com filme plástico e deixe fermentar até a massa começar a tocar no plástico (cerca de 40 minutos). Pincele com a gema, espalhe as sementes por cima e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 35-40 minutos. Se dourar rápido demais, cubra com papel alumínio e deixe terminar de assar. Tire do forno, desenforme e deixe esfriar sobre uma grade.
Obs: eu sempre misturo a massa e coloco na máquina de pão para amassar, me facilita muito. E a gema eu misturo com um pouquinho de leite porque fica menos forte cheiro do ovo.
Ficou um pão simples, perfeito e lindo, parabens!
ResponderExcluirBjs
Maura, seus pães ficaram lindos e adorei a dica de diluir a gema no leite! Bjss querida!
ResponderExcluirQue belo pão Maura, vindo da Akemi é delicia na certa e vc fez jus à receita, ficou muito fofo, a textura está ótima, gostei muito. Adorei a receita anterior tbém, aqu em casa todos gostamos de feijão e feijão branco é uma delicia. Beijinhos
ResponderExcluirOi Maura,
ResponderExcluirAdoro fazer pão.Pra mim é uma terapia. Vou experimentar sua receita.
Bj e ótima terça,
Lylia
Maura, o pão ficou lindo! Já tinha visto a receita postada pela Akemi, e vindo dela tenho certeza que é muito bom.
ResponderExcluirbjs
Maura este pão ficou demais, com aparência muito gostosa.
ResponderExcluirbjo
Maura, eu sou doidinha por pao... minha amiga adorei esse seu paozinho super gostoso..
ResponderExcluirShow!!
Beijocas
Ei moça,
ResponderExcluirQue bom que tá de volta!
Vejo que tudo está normal por aqui né? que ótimo!
Como sempre seus pães saem perfeitos, eu fico só admirando,
Parabéns!
Hummm belo paozinho.
ResponderExcluirParabens pelo blog, convido-te a visitar o meu.
Bjocas
As Papinhas dos Babinhos
Eu gosto muitissimo de pães assim, que você pode consumir purinho ou com geléia e requeijão, eles são mesmo encantadores e o seu ficou demais.
ResponderExcluirEli
Seu pão está um 'pão'! rsrs..
ResponderExcluirGostei muito da receita, pois as vezes fico procurando o que fazer com a farinha integral. Hoje mesmo escutei uma nutricionista na tv falar que orienta seus pacientes a já deixarem no pote da farinha, a mistura das 2: 1/3 da integral e 2/3 da normal.
Bjinhus..
Seus pães ficaram belíssimos!!!
ResponderExcluirOlá!!
ResponderExcluirSempre visito seu blog, mas hoje vim agradecer pela sua visita e pelo comentário. Adoooooro pão, principalmente caseiro! Vou tentar fazer esta receita amanhã.
Obrigada e um lindo final de semana!