quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pão fofíssimo

Receita maravilhosa, o pão fica com uma consistência bem diferente leve e aerada, mas devo confessar que deu um pouco de trabalho, eu explico: é que quando a receita fala para não colocar muita farinha, resistir, eu acabei trabalhando com uma massa muito pegajosa e não deu para fazer nenhum formato no pão, mas ficou divino!!, super macio!
Deram duas formas uma grande e outra média de pão de forma.

Ingredientes:

600g de farinha de trigo
30g de fermento biológico fresco (usei 1 saquinho do seco biológico)
1/2 xícara (chá)  de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo  (canola, milho, soja, etc)
300ml de leite morno
2 ovos médios
1 1/2 de colheres (chá) de sal

Modo de fazer:

Ponha o açúcar e o fermento numa bacia e misture os dois dissolvendo bem. (No caso do fermento seco misture apenas no leite morno). Depois disso acrescente os demais ingredientes - exceto a farinha e o sal - deixe que a mistura descanse por 15 minutos.
Enquanto isso, unte com manteiga duas formas de pão uma grande e outra média e reserve.
Coloque uma gema numa tigelinha e misture-a com um pouquinho de leite ou óleo + gotas de café pronto. (use essa mistura para pincelar os pães)
Continue com o preparo do pão: e na mistura que ficou descansando misture a farinha junto com o sal aos poucos, depois disso enfarinhe levemente a superfície em que vai trabalhar a massa e despeje-a sobre ela. Sove a massa, polvilhando farinha sobre a superfície de trabalho (cuide para que a farinha adicionada seja mínima, pois é preferível que a massa fique levemente grudenta do que totalmente lisa, com isso o pão poderia ficar seco e duro. Unte muito levemente com óleo uma vasilha, coloque a massa dentro cubra com um saco plástico e deixe crescer até dobrar de volume. (+ ou - 1 hora).
Despeje a massa  numa superfície de trabalho dê o famoso soquinho da Akemi para ela murchar um pouco e divida-a em duas partes, faça um rolo com cada uma dela e coloque nas formas preparadas. Deixe crescer por mais 30 minutos, já pinceladas com a gema.
Leve-as ao forno 180 ºC por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Obs: o que eu esqueci de falar, foi que não consegui sovar a massa, só ia misturando e virando-a com a espátula, colocando trigo devagar e assim foi até dar para arrumar na forma.

12 comentários:

  1. Oi, Maura!

    Desculpe o atraso, hoje eu estou numa correira maior do que a normal, rsrs. Eu conheço você sim (virtualmente, claro) e até já estive aqui elogiando as suas delícias, rsrs. Fiquei tão feliz por você ter gostado deste pão, obrigada por me dar conhecimento disso, rsrs.
    Eu sempre digo para as pessoas resistirem ao impulso de acrescentar mais farinha nas receitas de pão, porque já vi muita gente exagerar no acréscimo, que pode até nem ser muito, pois a massa demora um pouquinho para reagir ao acréscimo e na sovada ela vai se tornando menos grudenta, embora às vezes mais farinha seja mesmo necessária. Acho que esta é uma das causas de tanta gente achar difícil fazer um pão macio. Mas eu digo isso mais por prevenção, e sempre penso estar me dirigindo a pessoas bem iniciantes e inexperientes, o que não é o seu caso, rsrs. às vezes eu acho também que as farinhas absorvem diferentemente os líquidos, pois já vi pessoas fazerem pães com uma farinha e eu mesma tive de acrescentar um pouco mais, na reprodução da receita, porque usei outra, rsrs.
    Os seus pães ficaram com aspecto muito apetitoso!

    Um beijo e boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o teu pao ficou com um aspecto fofissimo.

    Muitos beijinhos e bom fds

    ResponderExcluir
  3. Lindo pao e com um aspecto mt fofinho, gostei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Maura, desculpe o atraso nas visitas minha querida.Tive alguns probleminhas, mas já aproveitei para ver as duas receitas que ainda não tinha visto.A sopinha de milho com frango ficou de dar água na boca, e esse pão mais lindo pra quê.Esse formato ficou perfeito.Uma fatia dessa quentinha com manteiga e um cafezinho seria maravilhosa.
    Anotadissima a receita.Beijos querida e um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Fofíssimo é pouco, ficou uma escândalo de fofura.
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Maura embora trabalhosa como vc disse, o pão ficou maravilhoso,a Marly é uma mestra na execução de suas receitas, e vc a executou muito bem, eu ficarai como vc, toda enrolada na hora de fazer, e se calhar, encheria de farinha heheh. Mas se é assim que fica macio e comprova a delicia e maciez, vale a pena. Lindo. Bjos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Maura,
    Adoro suas receitas de pão.Aquele rocambole italiano fez o maior sucesso aqui em casa.
    Vou fazer esse também.
    Bj e ótima semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Oi minha amiga,

    Tudo em paz? e a saúde? as coisas tem chegado no lugar? os remédios apareceram finalmente? espero que sim, me dê noticias!

    Seus pães minha amiga são sempre perfeitos, você é uma boulanger especialíssima, e este não ficou diferente, perfeito!

    Grande abraço,
    bom dia!

    ResponderExcluir
  9. Maura, que pão lindo, amei demais.
    Tem sorteio Mago no blog, já se inscreveu?
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  10. muito fofinho mesmo amiga, que coisa mais boa, ficou super...bjokitas

    ResponderExcluir
  11. Este pão está com um aspecto realmente muito fofo. Fofíssimo, aliás... rs
    Que beleza, né? rs

    Beijos!
    Ingrid Pimenta.

    ResponderExcluir
  12. Maura, adorei essa receita de pão, fiquei super curiosa para prova-la... Amei seu blog tbm. Bjs pra vc.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...