segunda-feira, 29 de novembro de 2010

De Manaus

Tapioca com coco, é bem deliciosa, não sei fazer, mas não tem nada de mais, fica bem molhadinha derrete na boca e parece que foi molhada com alguma coisa bem suave, não sei bem o que, só se o coco colocado por cima faz isso, mas acho difícil, e o mais interessante é que fica numas barraquinhas sem nenhuma refrigeração e não azeda, porque vocês sabem o calor que faz lá!! Pensei que talvez um pouquinho de água com açúcar...., eu adoro essas tapiocas, qualquer dia vou experimentar fazer.
Pé-de-moleque, é bem diferente do daqui, é feito com massa puba, leva castanha-do-Pará, erva doce, açúcar e etc, são assados na folha de bananeira, e eu gosto muito mas acho que é pesado no estômago, só dá para comer um pouco. Logo atrás é o cuzcuz de milho feito com farinha de milho, mas não gosto muito é salgado.
Mingau de banana (pacovan) tipo banana-da-terra com tapioca (bolinhas), é simplesmente uma delícia, mas eu como e faço sem o mingau de tapioca, isso é um hábito de lá, misturam muitos mingaus, como o de milho branco (canjica ou mungunzá) com o de tapioca, no caso o de banana com o de tapioca, essa mistura achei deliciosa, mas acho que engorda ainda mais, mas é bom!!, uma canelinha e pronto, esse braço aí é de uma moça que foi muito simpática em me ajudar na foto, eu acho que esse braço gordinho já é dela ter misturado três mingaus, mungunzá,banana e tapioca, estão vendo que em volta da tigelinha dela está branco??!!!

Banana Pacovan frita
Bolo de pamonha
Esse foi o meu pratinho
Tapioca com coco, como é vendida nas ruas na folha da bananeira
Nome do lugar dessas delícias

Oi meninas e meninos!! estou de volta de Manaus, e vou contar fiz um esforço muito grande para não voltar uma uma baleia !!!!(se bem que já me sinto uma!) são comidas que me lembram da infância e que eu adoro!!
Eu tirei poucas fotos confesso à vocês que tenho vergonha de ficar tirando foto, sem contar que tem lugares que não gostam, pensam que a gente vai copiar os pratos, abrir um restaurante, sei lá!!

Essas fotos são de um café da manhã de comidas típicas ou não, que tem muito por lá, esse hábito começou há alguns anos atrás, existem muitas desses lugares que fazem isso espalhados pela cidade, alguns são ótimos, é sempre no estilo self-service, o preço é razoável depende do lugar.

Quase não entrei na internet lá porque achei a internet muito ruim, parece que agora em dezembro vai melhorar com outra empresas disputando o mercado de lá.
Estou cheia de coisas por fazer mas logo vou começar as minhas visitas porque já vi muita coisa boa por aqui, espero que todas estejam bem e beijinhos!!

14 comentários:

  1. Maura do céu, quantas delicias menina, cheguei a salivar aqui, adorei tudo, provaria tudo, que beleza, uma beleza de passeio! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quanta coisa gostosa
    Adorei o post

    bjs
    Dani
    http://kitutando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Essa Tapioca na folha de bananeira eu comia muito em Aracaju, ai que delícia!!!!
    Salivando aqui!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sou amazonense e moro no Rio de Janeiro. Quando vi esse post, voltei a minha infância e um pouco da minha adolescência em Manaus. Amo cada detalhe da minha terrinha.
    A banana, tapioca, cupuaçu, tucumã, pupunha.... Amei sua postagem.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. A banana frita é uma perdição pra mim.
    Achei interessante o mingau de banana com tapioca. Esse não conhecia.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Que bacana Maura...adoro ver essas comidas regionais...muito legal...não conheço quase nada do que voce mostrou, pois só estive em Manaus uma vez...

    Tens razão, é caloria pra ninguém botar defeito né?

    Mas essa tapioca na folha de bananeira deu vontade experimentar viu?

    Ótimas suas fotos, valeu!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maura,
    que delícias me deu água na boca!
    tapioca eu já conheço e amo de paixão!!
    esse post esta de babar!
    beijokas
    e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  8. Ai Maura acho que eu voltaria rolando de la com tantas delicias...rsrs
    Sabe que nunca fiz tapioca tb e sou doida pra fazer mas nao acho essa farinha de tapioca que dizem...
    Mas uma hora faço...rsrs

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Maura,
    Não tem coisa melhor, do que provar doces que lembram a nossa infância...
    e posso dizer, que a sua, foi espetacular, a julgar pelas fotos dos doces...kkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa tapioca me fez lembrar minha terra natal, Recife! São sei se tem diferença mas as preparadas por lá são super fáceis de fazer. O segredo é uma boa massa de tapioca! Bjs

    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Maura que bom que gostou que fiz tua receita. É realmente deliciosa. E eu realmente tenho um pouco de problema ao comer camarão, mas gosto tanto que como mesmo assim e me entupo de anti-alérgico e remédio pro estômago..hahaha.

    Quanta coisa boa você comeu por lá hein! Delícia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Maurinha,
    Que saudade de vir aqui prosiar com vc minha amiga...
    Pelo visto vc andava de férias, é?!
    Amei sua ida a padaria...
    e ver esses quitutes foi uma delícia!
    Gosto muito de tapioca, e banana nem se fala... e gostaria de ter provado como mingau...Na infância minha mãe colocava a banana no mingau, mas pedacinhos...
    É um outro Brasil dentro do nosso, não é mesmo?!
    Como andam as coisas por ai?!
    Um bejim no seu coração e tenha uma noite abençoada...

    ResponderExcluir
  13. Maura querida! Que máximo este post! Adorei. Quantas delicias q eu nem sabia q existem! Minha sogra faz tapioca muito bem, vou ver se aprendo com ela rsss. Já tentei, mas, as minhas não ficaram muito boas. Acho q e uma questão de treino. Rss
    Bjk

    ResponderExcluir
  14. http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/02/26/psiquiatra-leva-pacientes-em-barco-para-expedicao-terapeutica-na-floresta-amazonica.htm

    Preciso de uma cozinheira... tem uma para nos indicar? Grata! Bjo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...