sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Molho de tomate II

Logo que eu comecei o blog alguns amigos me pediram para postar uma receita de molho de tomates básica e eu fiz, mas agora eu vou dar a receita de um molho um pouco mais incrementado e muito bom, que serve para vários tipos de pratos, esse ainda não é o molho que minha vó fazia que cozinhava horas com carne, esse fica para uma outra hora.

O molho de tomates deve ser feito com tomates, bem maduros, bem maduros mesmo ou usando os tomates de lata que já vem pelados, que são de uma praticidade sem fim, eu gosto muito da marca Annalisa, não ganho nada com isso é só porque acho bom mesmo. Não é bom liquidificar os tomates, então eu uso um aparelhinho que você passa o tomate e ele vai sendo esmagado que se chama mouli de legumes, porque serve para passar outros legumes, mas os furinhos não podem ser muito pequenos senão fica difícil de passar, tem alguns que já vem com discos de várias espessuras, esses são os melhores pra mim. Veja foto acima.
Mas se você não tem o aparelho pique e esmague bem os tomates, o Jamie Oliver esmaga com as mãos os tomates de lata. (O moço é root !)

Ingredientes:
1 kg de tomates bem maduros ou 2 latas de tomates pelados (240g drenados cada lata)
2 colheres (sopa) de óleo
1 dente de alho esmagado
1/2 cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de azeite (ou mais se preferir)
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
2 colheres (sopa) de manjericão fresco picado
2 colheres (sopa) de orégano fresco picado (se for seco só uma colher)

Preparo:
  1. Leve ao fogo brando, em uma frigideira, o óleo, o alho, a cebola deixe fritar um pouco e adicione os tomates e o extrato de tomate. Tampe e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficar macio, mexendo para que o tomate se desmanche.(Se precisar adicione um pouquinho de água). Acrescente a salsa picada, o manjericão, o orégano e o sal a gosto.
  2. Deixe cozinhar em fogo médio por 5 minutos ou até apurar.
  3. Desligue e adicione o azeite.

10 comentários:

  1. Eu amo um molho de tomate caseirinho, nada se compara a ele. E o prazer de ficar apurando horas é inebriante.
    Belíssimo molho Maura!
    Beijinhos e ótimo findi!
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Molho caseiro tem uma diferença enorme para os industrializados. Também não gosto de liquidificar, pico bem e deixo cozinhando. Se possível com tomates orgânicos, melhor ainda!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Que belezinha de molho Maura, não tem como comparar com os molhos de latinha, os feitos em casa são sempre mais deliciosos! Muito boa receita! Bjos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  4. eu sempre faço meu molho de tomates..sempre que acho tomates vermelhos e mais em conta!!essa epoca tá otimo os tomates..faço e congelo..achei seu molho maravilhoso...bjus

    ResponderExcluir
  5. Maura, eu tambem faço meu molho. esta sua receita esta divina. bjs

    ResponderExcluir
  6. Maura nem sabia que esse aparelhinho era tão bom, achei que fosse só processar ou liquidificar os tomates... Bom saber, vou ficar de olho e procurar esse aparelho!
    Molho de tomate gostoso é outra coisa...

    Bjinhos

    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Nada como um molhinho caseiro em Maura este seu tá lindo. Tbm gosto de fazer assim com tomates bem maduros, aproveito bem a época que estão mais baratos e faço bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Menina, molho de tomate caseiro é o que há de luxo no mundo!
    Eu amo e acho que todo o trabalho vale a pena no final.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Maura querida, muito obrigada pelo carinho!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Maura! Só pra dizer que amei sei blog, parabéns!!! EStou reeinicinado na blogsfera tb. Faça-me uma visinha. Adicionei o seu blog ao meu.
    Uma pergunta: Como faz pra deixar suas fotos grandes??
    Bjs

    http://cozinhademadame.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...