sábado, 4 de fevereiro de 2012

Filé mignon de suíno temperado


A receita foi adaptada do Edu Guedes. Achei uma delícia mesmo!

Ingredientes:
700g de filé mignon suíno
Suco de 1 limão
2 dentes de alho amassados (usei só 1)
Sal e pimenta-do reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 de xícara de (chá) de azeite de oliva
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1 pimentão vermelho sem sementes em tiras
1 xícara de molho de tomates
1 /2 cebola picada
1 colher (sopa) de molho inglês
1 tablete de caldo de carne (uso o vitalie que tem menos sal)
3 colheres (sopa) de alcaparras (passe uma água rápida para diminuir o sal)
2 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Azeitona verde a gosto para decorar

Modo de fazer:
Tempere a carne com o suco de limão, metade do alho, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve. Aqueça a manteiga em uma panela junto com o azeite, frite a carne virando-a de vez em quando, até que esteja dourada por inteiro. Em seguida, acrescente o tomate picado, o molho de tomate, a cebola, o molho inglês o caldo de carne e cubra com um pouco de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos mais ou menos até que fique macia (essa parte do suíno é bem macia).
Retire da panela espere esfriar um pouco.
No molho que ficou na panela, acrescente as alcaparras, a azeitona, o molho de soja, a salsinha e deixe apurar por mais 5 minutos em fogo médio, se precisar junte mais água.
Fatie a carne, cubra com o molho ou sirva separado.

11 comentários:

  1. Acabo de conocer tu blog y aqui me quedo de seguidora y voy a seguir mirando tus recetas un beso guapisima

    ResponderExcluir
  2. é Maura..tanta coisa chata acontece nessa blogsfera..que fica dificil né?mas..vamos que vamos..amei sua carne suina...maravilhosa..bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Maura, que lindo prato, parabéns! Passando para desejar uma ótima semana e pedir desculpas pelo meu sumiço, a correria está louca amiga... Está tendo sorteio la no blog. Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hmmmmm... que aparência mais saborosa deste filé, com limão e molho inglês no preparo deve ter ficado muito bom! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga, juro que não pego a foto, mas copio e levo a receita, uai, claro, que coisa mais boa, gente do céu!

    ResponderExcluir
  6. Oi Maura, senti sua falta, mas andava tão desanimada do blog tb que fui atras das amiga, ando meio inimiga da cozinha, saúde e alimentação totalmente descuidada, agora com os meninos estou me obrigando a fazer tudo direitinho, e olha mesmo que vc se esforçasse não conseguiria me desanimar, vc tem uma energia tão boa que conseguiu exatamente o contrario, seu blog sempre me inspira!!!
    Vamos voltando aos poucos, pegando o espirito da coisa, fechando os olhos pra algumas coisas, essas das fotos que não podemos mudar, vamos fazendo nossa parte e contagiando os outros, sempre haverá desonestidade e ainda assim pra cada um, haverá outros 10 que acreditam que tudo pode dar certo e pode mudar.
    Eu acredito!

    Beijão e vamo que vamo!!!

    ResponderExcluir
  7. que carne tao saborosa
    adorei a tua sugestao vou guardar
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Sabe que o blog vem acompanhado de coisas ótimas e também de coisas muito chatas depois de 5 anos blogando eu cheguei nessa conclusão mas olha não se deixe abater e continue firme.

    Agora a sua carne de porco esta d+. :)

    Eli

    ResponderExcluir
  9. Nem fala em copia, fazemos tudo com tanto carinho e aparece tantas coisas para nos contrarias... mais deixa pra lá, eu resolvi não mais esquentar com isso. Fiquei aticada para fazer esse carne, tenho file suíno no freezer.

    ResponderExcluir
  10. Olá Minha Querida Maura,

    Adorei a sua receita, o Edu facilita a nossa vida não é mesmo, gosto muito das receitas dele...

    Quanto as fotos é realmente bem desagradável...

    Um Grande Abraço \o/
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  11. Maura, tá adivinhando coisas agora, né? Hoje peguei um caderno de ofertas, vi o filé mignon suíno e pensei "como vou fazer isso?". E voilá.

    Beijão


    Karina Batista
    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...