segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pão integral

Oi gente! esse pão parece com os outros mas não é tão igual, ficou mesmo uma delícia, ele é simples, porque eu gosto assim, não sou muito fã daqueles montes de grãos, e outras coisas que se coloca nos pães integrais. 
Eles são originados das bisnaguinhas do blog da Akemi... acho que algumas blogueiras fizeram, mas eu fiz assim e ficou ótimo, dá 2 pães de tamanho médio e eu congelo um enquanto consumo o outro, ou aparece alguém que me leva o outro.
Desculpem mas os blogs aumentaram muito e ficou mais difícil acompanhar e comentar em todos.

Ingredientes:
280g de farinha de trigo (2  xícaras)
170g de farinha de trigo integral (1 xícara+2 colheres de sopa)
25g de açúcar refinado (2 colheres de sopa)
25g de açúcar mascavo (2 colheres de sopa)
10g de fermento seco para pão (1 colher de sopa)
1 ovo extra
240ml de leite morno (1 xícara)
1 colher (chá) de sal
60g de manteiga amolecida (4 colheres de sopa)

Modo de fazer:
Prepare a massa conforme está acostumado. Eu fiz do jeito da Akemi:
misture as 2 farinhas e divida em duas partes. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, os açúcares, o ovo batido e o leite morno. Misture tudo com colher de pau até formar uma massa viscosa que levante bolhas. Conforme a farinha, pode ser necessário mais ou menos leite. Não pode ser nem dura nem líquida. Adicione a vasilha com o restante dos ingredientes e misture com cuidado no início. Quando toda a farinha for incorporada, despeje na mesa e sove até formar uma massa lisa e homogênea. A massa é bem boa de trabalhar, não gruda nas mãos mas mesmo assim sove pelo menos uns 10 minutos (nessa hora coloco na MFP e deixo amassar e crescer).Já se você vai continuar como a Akemi, forme uma bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dê socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e tire da vasilha. Divida em 2 porções, deixe descansar por 10 minutos coberto com um pano úmido, depois abra com um rolo como se fosse um rocambole, enrole e coloque numa forma de bolo inglês untada e polvilhada. Cubra com filme plástico bem frouxo e deixe fermentar mais 30 minutos ou até dobrarem de tamanho.
Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourarem. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar em cima de uma grade.

5 comentários:

  1. Maura, agora estou numa fase de encher meus pães de grãos e sementes (rsss) mas concordo com vc que sem nada dá pra sentir melhor o sabor e combina com tudo ne? Seu pão ficou super fofo e apetitoso! Adorei este formato! Bjss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. eu adoro fazer paes e achei sua receita facil e deliciosa! vou testar!!!

    adoro com mtos graos mas o seu simples tb está maravilhoso!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Maura, este teu pão ficou perfeito amiga e com um aspecto mt apetitoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. O pão ficou com uma boa aparência, de fofinho!
    Parece delicioso!
    Beijos

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...