sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Linguado com trança de legumes

Inspirada na receita do Chef Roland Villard, em seu livro, A Dieta do Chef. Não consegui a perfeição da trança do Chef, mas eu tentei gente!!! eu juro!!!, eu substitui o peito de frango por um peixinho e ficou muito bom mesmo, me desculpe o Chef, mas mesmo cortando com o mandoline as tiras não ficaram iguais. E eu tive a coragem de dar umas modificadas, cada um com o seu gosto né?!, espero que o autor não se importe!!!
Ingredientes:
1 filé de linguado
Sal, limão

Para a trança de legumes:
1 cenoura (de preferência longa)
1 abobrinha (de preferência longa e só a parte verde)
Sal a gosto

Para o molho:
1/2 cebola bem picadinha
3 tomates sem pele e sem sementes bem picados
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/4 de xícara de (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:
Tempere o peixe e reserve.

Para a trança:
Com o mandoline, ou com uma faca bem afiada, corte os legumes em fatias de 3mm de espessura. Em seguida, com a faca, corte-os em tiras de cerca de 1cm de largura (como tagliatelle).
Cozinhe as tiras em água e sal.
Sobre papel manteiga, monte os legumes alternando os dois tipos, (na receita original, o Chef usa também o nabo), formando um xadrez, como as minhas tiras ficaram grossas, o xadrez não ficou muito parecido com o original. Tempere com sal e reserve.

Para o molho:
Refogue a cebola em um pouco do azeite, junte os tomates, deixe cozinhar, por uns 10 minutos, acrescente o vinho, o azeite e por fim a manteiga, tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem, passe por uma peneira, não muito fina e reserve. (se preferir não peneire).

Finalização:
Grelhe o peixe com umas gotinhas de azeite.
Numa travessa, coloque o peixe, depois o molho vermelho, um pouquinho de alecrim, por cima o xadrês de legumes, e voilá! sirva com arroz ou purê de batatas. Ficou muito bom, devo reconhecer que o peixe estava bem fresquinho e isso ajuda muito.
Obs: a receita do Chef é bem mais elaborada, eu só simplifiquei um pouco. Se vocês puderem vejam a receita original, é muito boa mesmo!!!!

12 comentários:

  1. Maura querida, eu não tinha lido sobre o ocorrido com seu filho, que coisa absurda!
    Felizmente passou e se Deus quiser ele ficará bem. Mesmo com toda essa barbaridade você deve se orgulhar por ter um filho que não se cala diante do Governo que o desagrada! Não deixe barato. Entre com uma ação!

    Quanto à sua receita, achei lindíssima e vou copiar essa treliça de legumes!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. chef Maura!!!ficou lindo a sua tança..não fica devendo nada ao che f do livro..e amei a receita!!ficou o maximo esse peixe seu..
    amiga..quanto ao comentario sobre seu filho..nem precisa agradecer!a gente tá aqui..para abrir os olhos e a boca... e falar desses politicos sujos..que ainda tenta calar com tanta truculencia o que pensamos..parabens a você pelo filho que tem coragem!!em lutar pelo seus ideiais..e acreditar que ainda poderemos ter um país melhor!bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Maura!
    Acabei de ler o post sobre o que aconteceu com seu filho... Estou chocada! Que absurdo!
    Espero que ele esteja melho e que se recupere sem sequelas auditivas...
    Força!
    Um abraço,
    Maura

    ResponderExcluir
  4. Maura, meu marido quando vê algum prato na tv todo bonitinho, costuma dizer que não adianta nada ser assim se não estiver gostoso. É verdade, mas eu adoro um prato bem decoradinho e o seu ficou show!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. O teu prato está lindo,magnifico, até dá pena comer...hehe.
    As melhoras, orgulho de filho que defende as causas em que acredita.
    bjssss

    ResponderExcluir
  6. Maura querida, adorei sua receita de linguado (sou apaixonada por peixes e frutos do mar), e a decoração do prato ficou maravilhosa!
    Eu não tenho toda essa habilidade, mas vou tratar de providenciar um mandoline e tentar reproduzir... gosto tanto dos pratos decorados como vc fez, fica um capricho só!!
    Bjo grande,

    Mari

    ResponderExcluir
  7. TÔ MORRENMDO DE FOME!!!(RS).

    ESTOU LHE CONVIDANDO PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

    HUMOR EM TEXTO.

    É DE GRAÇA!!!

    UM ABRAÇÃO CARIOCA.

    ResponderExcluir
  8. Maura, to aqui admirando seu peixe! Que visual incrivel...se aqui fosse facil achar um peixe que valesse a pena, eu ia te copiar...lindo, lindo!!!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não gosto de peixe, mas esse prato, com a trança de legumes por cima, ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  10. Ola Maura!
    Obrigado por visitar o meu blog... eu envio para voçê a receita da torta de laranja...
    Bjs grandes de Portugal

    ResponderExcluir
  11. que bom aspecto!
    obrigado por partilhar estas fantasticas receitas!

    Telegram

    ( http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  12. OI MAURA,
    VISITO SEU BLOG PELA PRIMEIRA VÊZ ACHEI LINDA ESSA TRANÇA VOU TENTAR FAZER POIS ACHEI A APRESENTAÇÃO MARAVILHOSA IMAGINO COMO DEVE ESTAR DELICIOSO!QUANTO AO SEU FILHO FIQUEI MUITO TRISTE !NÓS DE BRASILIA ESTAMOS MUITO ENVERGONHADOS COM ESSA SITUAÇÃO.ESPERO QUE SEU FILHO SE RECUPERE TOTALMENTE.
    BEIJOS TÉ +...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...