terça-feira, 17 de março de 2009

Focaccia

Esperava uma oportunidade para experimentar essa delícia, e olhando esse blog fiquei com vontade e vamos aos trabalhos !!!!

A receita rendeu duas. Eu fiz uma com linguiça e outra com tomates e ervas.

Acho que ficaria melhor, como não sou adepta de pães muito "altos", fazer em formas maiores, para a massa ficar mais fina. Bem é só uma opinião.

Ingredientes da massa
500g de farinha de trigo (não usei tudo)
250ml de leite integral, morno
40g de manteiga
50g de açúcar refinado
30g de fermento biológico fresco
5g de sal

Modo de fazer:
Dissolver o fermento no leite morno, incorporar os demais ingredientes e sovar a massa até obter uma mistura bem macia, mas que desgrude das mãos.
Deixe a massa descansar em um recipiente untado com azeite, coberta, por 30 minutos, ou até dobrar de volume. Após isso, transfira a massa para uma assadeira untada com azeite, e com as mãos estique a massa até que cubra toda a assadeira, deixe fermentar por mais 30 minutos ou até que dobre de volume.
Faça furos com as pontas dos dedos, coloque a cobertura desejada, regue com azeite, salpique sal grosso e leve ao forno (200°C) até dourar (aqui eu faço um porém, no meu forno assar em forno muito baixo, vai demorar muito para dourar então eu deixo em fogo baixo por uns 20 minutos e o resto do tempo aumento o fogo até dourar.

Um comentário:

  1. Oi Maura, adoro seu blog, estou sempre por aqui, e essa focaccia esta na minha lista de a fazer faz tempo, mas ainda não tive oportunidade, me da agua na boca só de olhar...rs
    beijinhos...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...