sábado, 23 de maio de 2009

Vatapá do Norte

Essa receita não é igual as do Nordeste, o vatapá do Norte não tem amendoim nem peixe, leva basicamente camarão seco. Eu gosto muito, é um prato que me leva de volta à minha infância, sempre tinha nos aniversários, e o estranho era o acompanhamento, além do arroz tinha maionese. Essa receita é de uma amiga minha, a mesma da Torta de Nozes, a Gislene, que também é lá da terrinha. Eu faço assim meio no olhômetro.

Eu uso:
400g de camarões secos (comprados em lojas de produtos do Norte)
Você pode usar camarões frescos para misturar, a mesma quantidade do seco.
8 fatias de pão de forma sem casca
3 tomates maduros (sem cascas e sem sementes)
1 cebola média
1 vidro de leite coco
1 colher (sopa) de azeite-de-dendê
1 dente de alho (ou mais se quiser)
1/2 pimentão vermelho (opcional)
Pimenta-de-cheiro (opcional) (é uma pimenta que não arde)
Salsa, cebolinha e coentro

Tire as cascas e as cabeças dos camarões e coloque na água para tirar o sal trocando de água várias vezes. Separe os camarões já dessalgados, e reserve, se for usar os frescos limpe, faça o mesmo procedimento feito com os camarões secos, só que é bom limpar a parte de cima do camarão, tirando aquela tripinha preta. Depois disso tempere com sal, vinho branco e pimenta.

Coloque para ferver as cascas e as cabeças por mais ou menos 15 minutos com 3 xícaras de água, depois desse tempo, peneire e o líquido e esse caldo que sobrar, você vai utilizar. Descarte as cascas e cabeças e misture esse caldo no pão. Depois liquidifique tudo.
Faz um refogado com azeite, cebola, alho, tomates, pimentão, salsa, cebolinha, coentro e o azeite-de-dendê, depois de bem cozido, coloca os camarões, refogue bem.

Agora acrescente ao refogado a mistura do pão, e o leite de coco, misture tudo muito bem e deixe no fogo até ferver e engrossar um pouco. Salpique com coentro e sirva.
Obs: Você pode misturar mais pão na massa para render mais, eu não gosto do vatapá muito grosso, então faço com menos pão.

2 comentários:

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...