sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Caesar salad

Adoro essa salada! fiz com torradas em rodelas porque não tinha o pão de forma para fazer o crôuton, e como era para a turma da casa não me preocupei.
Tirei do site do Luiz Cintra, que tem receitas ótimas. Eu alterei o molho um pouco porque eu gosto do tempero mais forte.

Ingredientes:
Crôutons:
8 fatias de pão de forma
1 colher (café) de alho em pó
4 colheres (sopa) de azeite de oliva´
pitada de orégano
pitada de sal

Molho:
20g de anchovas (eu uso metade)
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 colher (sobremesa) de molho inglês
3 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 dente grande de alho
3 colheres (sopa) de maionese
1/4 de xícara de azeite de oliva
sal e pimenta do reino

1 pé de alface americana
4 colheres (sopa) de parmesão ralado grosso
1 peito de frango (opcional)

Modo de fazer:
Caso opte por utilizar o frango desfiado, tempere 1 peito de frango, com sal e pimenta e cozinhe em água com 1 tabletinho de caldo de frango.
Prepare os crôutons, cortando em cubinhos as fatias de pão de forma sem casca e leve ao forno médio por 5 minutos. Prepare uma mistura com o azeite, alho em pó, orégano e sal. Retire os crôutons do forno e regue com a mistura de azeite. Misture bem e leve novamente ao forno até que fiquem dourados, retire do forno e reserve.

Prepare o molho:
Coloque no liquidificador os 5 primeiros ingredientes. Bata até que estejam incorporados. Desligue, acrescente a maionese, bata novamente até misturar bem e com o liquidificador ligado acrescente em fio o azeite e óleo também. (esta parte é importante pois se o azeite ou o óleo forem acrescentados muito rapidamente o molho não ficará cremoso). Reserve.

Rasgue grosseiramente as folhas de alface e coloque em uma saladeira funda. Acrescente metade dos crôutons, o frango desfiado (se for o caso) e metade do queijo ralado, regue com o molho na quantidade desejada e cubra com os crôutons e o queijo restantes.
Eu salpiquei umas alcaparras porque sem os crôutons ela fica meio sem graça.

4 comentários:

  1. Eu também adoro esta salada...o bom é ver muitas variações nos blogs amigos! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca comi anchova, mas vou experimentar qualquer hora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Maura, eu amo essa salada, muito boa, só acho meio forte a anchova, mas tudo bem, o restante dos ingredientes adoro,
    bjs
    Paula Pacheco

    ResponderExcluir
  4. Meninas eu não sei como vcs sentem o gosto da anchova(aliche)?
    Verdade?

    bjs

    Maura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...