sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pãezinhos Doces

Eu já estava de olho nesses pãezinhos que vi no blog da Tatiana, Panelaterapia, mas precisava esperar que aparecesse mais gente para dividir o pão, senão já sabe.....
E hoje deu para fazer. Mas quando estava tudo indo bem, precisei sair com urgência, aí que foi a coisa, tinha deixado os pãezinhos já cortados crescendo, bem não tinha jeito, saí e quando voltei eles tinham crescido muito, grudaram muito um no outro e para não perder tudo resolvi continuar e fiz assim mesmo. O difícil foi separá-los, mas ficaram ótimos fofinhos bem parecidos com os que a gente compra na padaria. E só mudei uma coisinha, por aqui preferem com o fondant ao invés de coco.

Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
3 tabletes de fermento fresco (45g)
100g de açúcar
100g de margarina
3 ovos
1 pitada de sal
100ml de água

Preparo
Primeiro faz-se uma "esponja" : misture 1/3 de xícara de trigo, o fermento esmigalhado e vá adicionando a água em colheradas e misturando bem, até formar um creme, deixe crescer e formar bolhas, por uns 15 minutos.

Depois disso misture os outros ingredientes e vá colocando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos, eu fiz dentro de uma bacia como a Tatiana falou. A massa fica bem macia. Cubra com um pano e deixe descansar por unas 15 minutos (o meu ficou mais).
Dê o formato que desejar. Eu fiz vários rolos e cortei mais ou menos em pedaços iguais.
Coloque os pedaços numa assadeira, sem untar, com uma distância de 1 dedo entre eles, Os pães vão grudar um no outro mas isso tem que acontecer mesmo para segurar o creme no final. O meu rendeu 28 pedaços. Cubra com um pano de deixe descansar até que dobrem de tamanho, eu realmente não sei o tempo porque foi nessa hora que tive que sair.
Depois disso pincele os pãezinhos com gema de ovo diluída com um pouquinho de água e leve ao forno preaquecido em 200ºC por mais ou menos 30 minutos.

Creme: 1 caixinha de pudim de baunilha, feito conforme a embalagem, acrescentando 1 colher (café) de essência de baunilha e 2 colheres (sopa) de açúcar.
Tire os pãezinhos do forno, espalhe o creme e por cima um pouco de fondant.

Obs: eu comprei o fermento no mesmo dia e achei que estava bem clarinho parecendo bem novo, mas os tempos de crescimento usado pela Tatiana, não funcionaram na minha massa precisei de mais tempo para que eles dobrassem de volume, por isso não sei se o problema foi com o meu fermento, ou se eu tinha que ter deixado crescer em cima do fogão com o forno ligado como fez a Tatiana.

11 comentários:

  1. ficaram mesmo muito bons!!e esse creme deve ser tao gostoso!! adorei. beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Com essa cobertura devem ter ficado maravilhosos!!!
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Humm... qdo vi no blog da Tati achei o máximo, agora tenho certeza que devem ficar muito bons. Fiquei babando. Bjinhos e bom final de semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quase morri de lombriga o dia que eu vi essa receita na Tati, agora de novo...ai ai, vou ter que fazer viu...rs.
    Beijos
    Fla

    ResponderExcluir
  5. Maura ficaram lindos!!! Realmente eles crescem muito, se descuidar eles invadem a casa hahahahha...

    ResponderExcluir
  6. AGUEI!!!

    AMO PAO DOCE...

    TO BABANDO...

    ResponderExcluir
  7. hum... já tinha visto a receita lá no Panelaterapia e agora vendo por aqui...
    Acho que vai para a minha lista de futuras experiências!!
    Ficaram ótimas, com certeza!

    ResponderExcluir
  8. oi Maura
    conheci você através da minha mais nova amiga Tatiana do Panelaterapia, ela está falando em você e aí veim dar uma espiadinha!! adorei, guria aquele bolo de banana é tudo e o bolo do níver da Ju e do maridão meu deus vou tentar e prometo contar se vai dar certo pois preciso fazer um bolo dia 18/11 para os 13 anos da minha mais velha então quero algo gostoso e bem molhadinho!! parabéns! já estou te seguindo e vou te linkar para minhas amigas te conhecerem!!
    beijokas e ótimo finde e feriado!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...