domingo, 5 de abril de 2009

Sunomono com kani kama

Sempre quis saber o tempero do sunomono, e acabei encontrando uma doçura de blog que me contou, ou melhor mostrou 3 opções de molho, legal hein?! O blog é esse Sabor saudade.
Preferi experimentar só com o kani kama, no blog de origem é usado o camarão também.

Ingredientes
1 pepino japonês fatiado bem fino
5 bastões de kani kama
1 colher (sopa) de gergelim torrado

Depois de fatiados os pepinos devem ser colocados numa peneira, temperados com sal e deixados pra desidratar por uns 15 minutos.
Desfie o kani kama, reserve.
Torre o gergelim, mas não faça como eu que coloquei numa frigideira sem tampa e eles começaram a pular feito pipoca, e foi gergelim para todo lado... hahahaha!!!

Para o molho Amazu
4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar (parece muito, mas não é)
2 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal

Coloque os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio até que o sal e o açúcar tenham derretido totalmente, sem deixar ferver. Retire do fogo e deixe esfriar.
Eu usei esse molho, mas vou experimentar com os outros.
Numa saladeira coloque os pepinos lavados, o kani kama, e sobre eles derrame o molho já frio.
Misture com cuidado e leve para gelar por meia hora.
Antes de servir salpique o gergelim torrado sobre a salada, sirva como entrada.

Aqui vão os outros molhos que também podem ser usados:

Nibaizu, é o molho que leva vinagre de arroz e molho de soja (shoyo) que é feito misturando uma medida de vinagre e uma medida de shoyo. Levar os ingredientes ao fogo mas deixar esfriar antes de servir. Prove para ver se está bom de sal.

Sanbaizu é molho de vinagre de arroz, molho de soja e açúcar. O açúcar pode ser substituído por mirin um tipo de sake de baixo teor alcóolico e alto teor de açúcar usado como tempero. Misture uma parte de vinagre par uma parte de shoyo e meia parte ou mirin. Adicione sal se desejar. Misturar os ingredientes e levar ao fogo para incorporar.
Obs: Zé, meu filho, obrigada pelos hashis, são ótimos!!!!

2 comentários:

  1. Maura,

    Vou te mandar outras receitas de comida japonesa. Fiz o curso do SENAC de culinária japonesa!!! Quando fizer aqui tiro as fotos e mandou pra ti!

    abraço

    ResponderExcluir
  2. OI. Parabéns pelo seu blo, adorei e estou seguindo!
    Gostei da sua receita, só não fiz os molhos exatos, fiquei na dúvida da água no amazu, mas vou tentar todos emn um próxima vez.
    Se puder, dá uma passada no meu blog e diga o que acha. Não sou uma expert como você, mas cozinhar é minha paixão, apesar de estar um pouco afastada, estou louca para voltar para meu fogão...rsrs... até breve. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...