sexta-feira, 1 de maio de 2009

Suflê de cenoura

Sinceramente esse suflê fica muito bom, e serve para acompanhar muitos pratos!!!
Sempre faço adoroooo! vale experimentar, fica suave e delicioso, e para os meninos de braços fortes, não vai ser difícil bater umas clarinhas em neve, ahahaha...
Fiz uma adaptação do Livro as 101 melhores receitas de Ana Maria e aquela revista Receita Minuto do Daniel Bork.

Ingredientes:
2 cenouras raladas
2 ovos separados
1 dente de alho
1/2 cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de leite ( eu normalmente uso o desnatado)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara de queijo ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Salsinha para salpicar

Modo de fazer:
Em uma panela, derreta a manteiga, frite a cebola e o alho. Dissolva a farinha no leite, e acrescente a mistura, mexendo sempre, acrescente as gemas, a cenoura ralada, o sal, a pimenta e deixe cozinhar até formar um creme. Desligue o forno o deixe esfriar. Misture o queijo e separe um pouco para polvilhar o suflê. Bata as claras em neve bem firme e delicadamente misture-as ao creme.
Com a margarina unte uma vasilha refratária ou essa da foto própria para suflê, coloque a mistura polvilhe com queijo ralado e a salsinha e leve ao forno em temperatura média, até crescer e dourar ( mais ou menos 25 minutos).

Dicas:
Você pode colocar alho-poró para incrementar o refogado.
Você não pode colocar numa vasilha muito grande senão ele não cresce.
O forno eu prefiro em temperatura média.
Não tire imediatamente do forno espere alguns minutos.
E se mesmo assim o seu suflê murchar relaxe o sabor vai continuar ótimo!
Se você puder use mais uma clara, dá mais ar no suflê.

9 comentários:

  1. Olá, amei o seu Blog, tem cada receita de dar agua na boca. Eu literalmente sou trainee de cozinheira..hehe..ainda tenho muito o que aprender..Experimentei pela primeira vez fazer sufle..e escolhi esta tua receita de sufle de cenoura...Para uma primeira experiencia ate que nao foi um desastre total..O gosto ficou espetacular ..mas nao sei porque nao cresceu nadinha!!! sera que me empolguei e bati demais as claras??? OhOh!! Bjs e parabens pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. HAllo!! sou sandra Moro aqui na cidade de Dresden alemanha e estava eu aqui na internet procurando uma receita de sufle para hoje, adorei sua ideia muito saborosa. Meu alemao adorou tambem abracos..meu email é sandraskell@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta receita, só acrescentei batata inglesa cozida em cubinhos e frango desfiado e fermento em pó... ficou uma delicia..... valeu

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, mas com a farinha de trigo fica pesado e pouco aerado. A idéia do suflê é ser uma comida leve e aerada. Na foto já se vê que é uma massa compacta sem ar. minha dica é usar mais uma clara, além do que já tem na receita, aumentar um pouco a quantidade de queijo ralado e excluir a idéia depor manteiga!

    ResponderExcluir
  5. A idéia de colocar mais uma clara é uma boa idéia... o meu deu certo... mas enquanto eu ia incorporando as claras sentia que um pouquinho mais de clara em neve caia bem. Ficou muito gostoso... o meu deu certo. Ficou aerado e saborossimo. Coloquei orégano. Ficou muito gostoso. O cheiro do queijo com o orégano deixou as pessoas de água na boa enquanto eu fazia. O meu só cresceu qdo estava perto dos 25minutos de forno... então...cuidado para não tirar do forno antes da hora.

    ResponderExcluir
  6. Essas 2 cenouras raladas são cozidas ou cruas??

    ResponderExcluir
  7. São cruas porque elas vão ser refogadas, ah! e as claras devem ser bem batidas, vou corrigir..
    Maura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...