
Inspirada na receita do Chef Roland Villard, em seu livro, A Dieta do Chef. Não consegui a perfeição da trança do Chef, mas eu tentei gente!!! eu juro!!!, eu substitui o peito de frango por um peixinho e ficou muito bom mesmo, me desculpe o Chef, mas mesmo cortando com o mandoline as tiras não ficaram iguais. E eu tive a coragem de dar umas modificadas, cada um com o seu gosto né?!, espero que o autor não se importe!!!

Ingredientes:
1 filé de linguado
Sal, limão
Para a trança de legumes:
1 cenoura (de preferência longa)
1 abobrinha (de preferência longa e só a parte verde)
Sal a gosto
Para o molho:
1/2 cebola bem picadinha
3 tomates sem pele e sem sementes bem picados
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/4 de xícara de (chá) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Tempere o peixe e reserve.
Para a trança:
Com o mandoline, ou com uma faca bem afiada, corte os legumes em fatias de 3mm de espessura. Em seguida, com a faca, corte-os em tiras de cerca de 1cm de largura (como tagliatelle).
Cozinhe as tiras em água e sal.
Sobre papel manteiga, monte os legumes alternando os dois tipos, (na receita original, o Chef usa também o nabo), formando um xadrez, como as minhas tiras ficaram grossas, o xadrez não ficou muito parecido com o original. Tempere com sal e reserve.
Para o molho:
Refogue a cebola em um pouco do azeite, junte os tomates, deixe cozinhar, por uns 10 minutos, acrescente o vinho, o azeite e por fim a manteiga, tempere com sal e pimenta do reino. Misture tudo muito bem, passe por uma peneira, não muito fina e reserve. (se preferir não peneire).
Finalização:
Grelhe o peixe com umas gotinhas de azeite.
Numa travessa, coloque o peixe, depois o molho vermelho, um pouquinho de alecrim, por cima o xadrês de legumes, e voilá! sirva com arroz ou purê de batatas. Ficou muito bom, devo reconhecer que o peixe estava bem fresquinho e isso ajuda muito.
Obs: a receita do Chef é bem mais elaborada, eu só simplifiquei um pouco. Se vocês puderem vejam a receita original, é muito boa mesmo!!!!