sábado, 13 de dezembro de 2008

Petits carrés fondants au caramel

Há muito tempo estava querendo experimentar essa receita que eu vi no Amuses bouche, mas outros blogs já publicaram também como o Arte aromática, mas eu não sei a origem da receita.
Depois que eu vi os comentários das francesas resolvi diminuir um pouco a manteiga, mas sabe não fez muita diferença no sabor, mas fez nas calorias.


Como não sou expert em cobertura de chocolate, fiz assim mesmo do meu jeito, coloquei na geladeira depois, e só a foto acima foi tirada antes de ir para a geladeira. Talvez a explicação não seja o meu forte, por isso qualquer dúvida perguntem pois eu não me importo de explicar, OK?
Ficou bom mas é realmente calórico, vale a pena experimentar, com muita gente em volta para não sobrar nenhum. Os meus carrés, ou seja, quadrados, não ficaram assim essa perfeição, mas o sabor ficou ótimo.

Primeiro fiz a base que é como um biscoito amanteigado:
120g de manteiga ( meio sal, aqui não conheço isso, por isso usei a com sal mesmo)
180g de farinha de trigo com fermento
60g de açúcar
Derreta a manteiga, coloque numa vasilha junte o açúcar, e vá acrescentando o trigo aos poucos, até dar o ponto, isto é, até ficar uma bola, em seguida coloque-a sobre um balcão enfarinhado e estique, até mais ou menos 1 cm de espessura, coloque numa forma quadrada de 20cm x 20cm, forrada com papel vegetal, fure a massa toda com um garfo e leve ao forno para assar a 200°C, por 25 minutos mais ou menos.

Depois fiz o recheio de caramelo:
120g de açúcar
40g de manteiga ( nesta parte interferi)
1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de Maple Syrup (aquele mel canadense, mas pode substituir por mel comum)
Coloca tudo numa panela e mexe por uns 15 minutos, ou até ficar mais consistente. Derrame sobre a base assada e espalhe, cuidado porque ele toma consistência rápido.

Na cobertura usei 200g de chocolate meio amargo, só derreti o chocolate no microondas, esfriei um pouco e cobri o caramelo.

3 comentários:

  1. Aiiiiiiiiiii que delícia! Você é a melhor mestre cuca que eu conheço no munnnndooooooooooo!!! Adoro! Você e as receitinhas...

    Beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de falar que o Golden Syrup é uma glucose de milho (Karo)ou outro similar. O canadense é Maple Syrup.

    abraços! e deve ter ficado uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  3. Fiz essa receita mas é muuuuuuuuito doce.
    Para a mistura de leite condensado com mel, manteiga e açúcar ficar da cor de caramelo demora demais ai o caramelo acaba ficando muito duro, difícil de cortar e mastigar.
    Já o biscoito fica uma delícia, só o que não ficou legal foi o caramelo.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...