domingo, 17 de maio de 2009

Almôndegas com macarrão e espinafre

Receita aprovadíssima do Jamie Oliver, que eu não sei se está realmente completa. Eu vi num programa de TV, mas ele já tinha começado a fazer a receita então fiz do jeito que imagino que seja. As almôndegas eu tirei de uma receita dele mesmo, e o resto foi o que eu vi no programa. Mas como todos gostaram foi ótimo!

Ingredientes das almôndegas:
500g de carne moída de boa qualidade, de boi ou de porco ou a mistura das duas.
2 ramos de alecrim fresco
12 bolachas cream cracker
2 colheres (chá) cheias de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de orégano seco
1 ovo grande
Sal e pimente-do-reino moída na hora
Azeite

Ingredientes do molho:
1/2 pimenta dedo-de-moça fresca
Um punhado de manjericão fresco
1 cebola média
1 dente de alho
2 latas de tomates pelados, picados
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico (não usei)
Um punhado de folhas de espinafre lavadas

Outros ingredientes:400g de espaguete ou penne
Queijo parmesão ralado a gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça
Mussarela de búfala ( eu usei 3 bolas grandes)

Para preparar as almôndegas:
Arranque as folhinhas do alecrim dos ramos e pique-as bem;
embrulhe as bolachas cream cracker num pano de prato e esfarele-as bem batendo com o rolo de macarrão, até formar uma espécie de farinha de rosca. Quebre com os dedos qualquer pedaço que fique grande;
acrescente as bolachas moídas a uma tigela com a carne moída, a mostarda, o orégano e o alecrim;
abra o ovo e despeje-o na tigela com uma pitada de sal e pimenta-do-reino;
use as mãos lavadas, para misturar bem a massa;
divida a massa em 4 porções;
molhe as mãos com água e divida cada uma das porções em 6 bolinhos ( eu dividi em 7 pois gosto das bolinhas menores). esta receita rende cerca de 24 almôndegas;
arrume as almôndegas num prato regue-as com azeite para que não grudem e deixe-as na geladeira até a hora de fritar.
Para preparar o molho:
Pique as cebolas e o alho. Leve ao fogo uma frigideira com azeite coloque as cebolas para refogar,deixe um pouco, depois acrescente o alho, a pimenta dedo-de-moça, até começarem a dourar, coloque as folhas de manjericão, os tomates e o vinagre balsâmico ( se você for usar) e deixe o molho ferver e tempere a gosto. No fim acrescente as folhas de espinafre misture bem deixe cozinhar até as folhas murcharem, poucos minutos.
Enquanto isso aqueça uma frigideira coloque azeite apenas para cobrir o fundo da frigideira, e ponha as almôndegas para fritar, gire-as para dourarem por completo de 6 a 8 minutos. Retire-as da frigideira coloque para escorrer em papel absorvente e reserve.
Montagem:
Coloque numa vasilha um pouco funda (que não foi o caso da minha vasilha) o molho com espinafres, espalhe as almôndegas por cima abra grosseiramente a mussarela de búfala, bastante queijo ralado e leve ao forno para gratinar bem.
Enquanto isso cozinhe o macarrão, escorra e sirva acompanhando o gratinado de almôdegas.

Obs: se você quiser para facilitar já faz as almôndegas na véspera, que por sinal são uma delícia, e congela ou deixa na geladeira prontas.

2 comentários:

  1. Nossa, estou precisando fazer umas receitas salgadas, ando comendo muito doce ultimamente, e faz tempo que eu não como almondegas, ótima idéia...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mãe, entrou na minha lista das favoritas, isso que eu nem gostava de almondegas... muito bom!!!
    bj

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...