Trata-se de mais uma bem sucedida tentativa de fazer esse bolo que adoro!!!
Usei a tapioca de bolinhas que está na foto abaixo e não aquela que se compra em supermercado, que as bolinhas são mais duras. Essas eu compro numa casa que vende coisa do Norte aqui no Rio, que já falei antes. A receita que escolhi foi adaptada do site das Rainhas do Lar.
Ingredientes:2 colheres (sopa) de manteiga, bem grandes
1 1/2 xícara de açúcar (não fica muito doce, se preferir use 2)
4 gemas
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
100g de coco ralado
2 xícaras de farinha de tapioca
500ml de leite (pode ser metade normal e metade leite de coco)
Raspas de limão(não usei)
Doce de leite (ou lata de leite condensado cozido)
Claras em neve ( não tem na receita original eu que usei)
Modo de fazer:
De véspera coloque a tapioca de molho nos dois leites (8 horas), para absorver bem e ficar macia. (Como eu usei a outra tapioca, mais leve não precisei de mais de 2 hora de molho).
Bata as claras em neve e reserve.
Aqueça o forno a 180ºC.
Bata bem a manteiga com o açúcar, junte as gemas, continue a bater muito bem até obter uma massa bem fofa, junte aos poucos a tapioca macia, junte a farinha de trigo misturada com o fermento e o coco ralado, acrescente nessa hora as raspas de limão se for usar. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e caso necessite acrescente mais um pouco de leite, no caso da massa ficar um pouco seca, "mas muita calma nessa hora, pois não é para virar um creme, pois a massa desse bolo é incorpada". O bolo rende muito (use uma forma de 30cm de diâmetro).
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos o meu levou mais tempo. E eu ainda aumentei o forno um pouco, até dourar.
Desenforme e cubra com o doce de leite ou com leite condensado cozido por 30 minutos na panela de pressão, e salpique um pouco de coco ralado se quiser. Fica uma maravilha!!
Maura,
ResponderExcluirQue bolo fofinho!
Fiquei morrendo de vontade de experimentar....
E não sabia que tinha dois tipos de tapioca, vou dar uma olhada por aqui.
E a cobertura de doce de leite, é tudo de bom.
beijos
Receita maravilhosa Maura, eu adoro tapioca, aqui em casa nao falta, mas a tapioca que vc usou é aquela que compramos geralmente nas feiras, e peneiramos antes de colocar na frigideira?
ResponderExcluirBjs
Andreia Braga
Ai Maura, que vontade de comer esse bolo no café da tarde!
ResponderExcluirParece tão fofinho como o bolo de iogurte
Adorei
Bjs
Dani
O seu Blog é delicioso! Parabéns...
ResponderExcluirNunca fiz de tapioca ...mas este seu me encheu de água na boca!
ResponderExcluirBeijos!
Que delícia, eu sempre uso a tapioca de supermercado.
ResponderExcluirVou ver se encontro esta numa casa do Norte aqui do bairro.
O bolo ficou lindo e bem fofinho..
bjs
Que lindo, ficou fofinho.
ResponderExcluirJá tentei fazer alguma coisa com tapioca, mas o que tô fazendo é desperdiçar meu pacote de tapioca, nunca acerto nada rsrs.
Bjs
Bolo com essa tapioca ainda não fiz, mas já sei que fica bom.
ResponderExcluirEstive viajando e um dos lugares foi a nossa terrinha, o Rio, mas foi vapt-vupt, só pra matar a saudades dos parentes e pegar uma corzinha, porque aqui o "inverno" ja chegou...rs!
Bjs.
Nossa, colega que delícia! Melhor que isso só caramelando umas fatias de abacaxi e colocando no fundo da forma e depois a massa em cima e para assar!
ResponderExcluirFica de comer rezando! E que pena que as nossas Rainhas acabaram!!
Uma semana iluminada!
Oi Andreia, não, essa vende na feira mas está em grãos, parecem mini pipoquinhas não são redondinhas, essa da tapioca, que faz na frigideira, nós chamamos de GOMA, e é bem mais fina, é lavada escorrida, espera-se secar um pouco e peneira-se, e está pronta prá usar. Espero ter explicado, bjs
ResponderExcluirMaura
Oi Dani, o bolo não fica fofinho é mais consistente, mas com café é tudo de bom!bjs
ResponderExcluirOi Flá
ResponderExcluirBolo de tapioca é um bolo que gosto muito, já tive o prazer de experimentar esse tipo de bolo mas não com essa deliciosa cobertura. Achei ótima essa sugestão. Detalhe: Adorei o efeito que vc deu ao bolo encima, ficou bem bonito...bjocas
Hummm, parece delicioso! Com um cafezim, deve ser td de bom...
ResponderExcluirBjim
Uai Maura, nunca vi dessa tapiocona por aqui...rsss...mas vou procurar, fiquei doidinha por esse bolo!
ResponderExcluirMisericórdia, é o meu bolo predileto, o seu está com um aspecto maravilhoso.Ah , um mordida agora mesmooo!
ResponderExcluirwww.mundodosabor.blogspot.com
K delícia esse bolinho :)
ResponderExcluirbeijoca
Nossa o bolo ficou com uma cara ótima, fiquei com água na boca!!! Qualquer hora vou fazer!!!
ResponderExcluirBjãooo
Ai Maura....que vontade que deu de comer esse bolo.... seu blog é uma tentação....não da para passar aqui com fome não...
ResponderExcluirbeijos
a massa ficou tão leve...adorei a receita e tô levando ela comigo..bjus
ResponderExcluirQue bolinho delicioso!!
ResponderExcluirDeixa eu contar a minha saga da tapioca. Estes tempos estava com vontade de comer daquela tapioca recheada que vende em feiras. Mais do que comer eu queria fazer. Passeando pelo mercado achei um pacote com um granulado que dizia TAPIOCA. Nem pensei e comprei o dito cujo. Daí que eu fui pesquisar e vi que com aquilo eu não conseguiria fazer... E agora? Não podia desperdiçar, pois custou caro... Já havia visto este bolo no Rainhas. Não tive dúvidas e fiz o bolo. Ficou maravilhoso. Distribuí para a família, que ficou encantada. Pesquisei mais um pouco e descobri que com polvilho doce poderia fazer a tapioca que eu queria. Fiz e deu super certo tb. Ficou uma delícia!!!
ResponderExcluirbjs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir