quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sopa de cenoura com gergelim

Olá, hoje trago uma sopinha deliciosa!!!!! foi bem uma experiência mesmo porque na receita vão especiarias e ervas. Eu não tinha ideia do sabor que ia ficar, ainda faltou o tahine porque não tinha na hora, mesmo assim ficou uma maravilha, para quem gosta de uma sopa picante!! a receita foi adaptada para duas pessoas, mas a receita será a original.
Tirei de um livro que comprei chamado: O Grande Livro de Receitas - Sopas.

Ingredientes:
1 1/2 colher (sopa) de azeite, mais um pouco para servir
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 colher (chá) de coentro em pó
1/4 colher (chá) de curcuma*
1 pitada de pimenta-de-caiena (usei do reino)
950ml de caldo de legumes caseiro ou em tabletinhos (industrializado)
350g de cenoura bem fatiada
2 colheres (sopa) de tahine (não usei)
Suco de limão siciliano a gosto
Sal e gergelim tostado para servir
Gergelim preto para servir
Folhas de coentro picadas para servir

  1. Aqueça o azeite em uma panela em fogo médio. Frite a cebola por 2 minutos, mexendo de vez em quando. Coloque o alho e frite por 30 segundos. Não deixe queimar.
  2. Adicione o caldo e a cenoura, tempere com sal e pimenta. Tampe e deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe por 12-15 minutos, até a cenoura ficar bem macia. Misture bem o tahine, até dissolver.
  3. Bata a sopa até obter a consistência desejada, junte o suco de limão e acerte o tempero. Sirva com o gergelim e folhas de coentro, regue com azeite.
* Curcuma é conhecido também como o açafrão brasileiro.
Obs: aconselho a usar pouco limão a sopa já é bem temperada.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Lojas onde pode se encontrar as formas de bolo

Oi meninas vou colocar alguns links que talvez ajudem a encontrar a forma ou as formas que são muitas e lindas. Essa a minha filha trouxe de New York, e foi da:
Williams-Sonoma
Biscoito & Cupcake, tem algumas bem bonitas também.
Bundt Cake Pans - Nordic Ware, tem essa forma também, só que eu acho que não vende para o Brasil, e também as vezes não vale a pena o imposto é muito caro.

Não pesquisei no Google, mas o melhor mesmo é pedir prá alguém que vá para os EUA, ou quando você for fazer uma viagem aproveitar e comprar.
Bjs
Maura

 [image]       [image]    [image]       [image]      

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Forma nova e bolo de maracujá

Oi pessoas, postei essa foto do Bolo de Maracujá que já fiz por aqui para estrear a forma  que tanto queria e ganhei da minha filha, adorei!!!!!
A receita do bolo tá aqui. Nessa receita antiga eu ainda não havia diminuído o açúcar, mas gosto mais só com 1 e 1/2 xícara.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conchiglione de frango com catupiry

Depois de ir ao forno
Antes do forno
 
Depois de recheados
Oi meninas e meninos, lá vem massa!!! eu adoro, mas deve se comer com moderação, pelo menos no meu caso. Essa é recheada com frango e catupiry, fica bem deliciosa e fácil de fazer. O difícil foi achar essa massa, porque nem sempre se encontra em qualquer supermercado.

Ingredientes:

30 unidades de conchiglione ( ou quantos você quiser)
2 peitos de frango
Cebola picada (não tinha na receita)
Salsinha (não tinha na receita)
Catupiry (usei umas 3 colheres de sopa)
Molho de tomate
Queijo ralado
Sal e azeite

Modo de fazer:
  1. Em uma panela grande, coloque água, sal e um fio de azeite. Ponha sete unidades da massa e cozinhe até ficar al dente, faça isso com o resto da massa. Retire da panela e ponha em um refratário. Repita a operação até cozinhar tudo;
  2. Em outra panela, cozinhe os peitos de frango até que fiquem macios;
  3. Desfie bem os peitos de frango em uma vasilha (usei a batedeira como a Tati deu a dica, adorei bem prático!);
  4. Refogue a cebola num pouquinho de azeite, misture os peitos de frango já triturados, deixe cozinhar uns segundos, desligue o fogo, acrescente o catupiry, a salsinha, e tempere com sal a gosto. O ponto ideal é quando fica uma pasta de frango. Reserve;
  5. Quando o macarrão estiver frio, recheie cada concha com a mistura do frango com catupiry
  6. Num refratário, espalhe um pouquinho de molho de tomate, ponha as conchas e cubra com mais molho e polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para aquecer.
Obs: O macarrão não pode ser muito cozido, pois as conchas podem rasgar. Eu misturei uns pedacinhos de nozes ao recheio.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Rolês de peito de frango






Essa receita é bem antiga, já havia feito várias vezes, mas só agora tive a oportunidade de fotografar, e acabei esquecendo do passo-a-passo, mas como tinha na folha da receita então para facilitar coloquei também, assim fica mais fácil. Não consegui identificar a revista para dar os devidos créditos, era bem uma aula de cozinha.
Fica bem gostoso e ainda com uma apresentação bonita!!

Ingredientes:
4 filés de peito de frango (120g cada um)
4 fatias de presunto cozido
4 folhas de sálvia ( se preferir pode usar outra erva)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
20g de margarina
1/2 copo de vinho branco

200g de creme de leite fresco (se for usar o de caixinha melhor não ferver)*
2 colheres (chá) de mostarda
2 colheres (chá) de alcaparras (lavar para tirar um pouco do sal)
farinha de trigo, levemente tostada, para engrossar o molho

Modo de fazer:
  1. Tempere os filés de peito de frango com pimenta-do-reino, coloque uma fatia de presunto e uma folha de sálvia. Enrole-os e prenda com um palito ou com um barbante. (eu coloquei uma fatia de queijo prato depois do presunto e até hoje não sei pra onde foi, rsrs.
  2. Derreta a margarina (com um pouquinho de óleo),  junte os rolês e doure-os bem.
  3. Adicione o creme de leite, o vinho branco e sal. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo médio por 12 minutos.
  4. Retire os rolês da frigideira e conserve-os quentes. Adicione ao molho a mostarda e as alcaparras.
  5. Acrescente 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo ao molho (se quiser pode dissolvê-la num pouco de água fria), e deixe levantar fervura novamente, sempre mexendo. Tire os rolês da frigideira, corte o barbante ou tire o palito, corte em rodelas. Sirva-os  com o molho e batatas cozidas polvilhadas com salsinha.
* Se for usar o creme de leite de caixinha, melhor fazer tudo e adicioná-lo por último e não deixar ferver, já aconteceu de não talhar quando se coloca farinha de trigo no molho, mas é melhor não tentar pode dar "zica".

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pão fofíssimo

Receita maravilhosa, o pão fica com uma consistência bem diferente leve e aerada, mas devo confessar que deu um pouco de trabalho, eu explico: é que quando a receita fala para não colocar muita farinha, resistir, eu acabei trabalhando com uma massa muito pegajosa e não deu para fazer nenhum formato no pão, mas ficou divino!!, super macio!
Deram duas formas uma grande e outra média de pão de forma.

Ingredientes:

600g de farinha de trigo
30g de fermento biológico fresco (usei 1 saquinho do seco biológico)
1/2 xícara (chá)  de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo  (canola, milho, soja, etc)
300ml de leite morno
2 ovos médios
1 1/2 de colheres (chá) de sal

Modo de fazer:

Ponha o açúcar e o fermento numa bacia e misture os dois dissolvendo bem. (No caso do fermento seco misture apenas no leite morno). Depois disso acrescente os demais ingredientes - exceto a farinha e o sal - deixe que a mistura descanse por 15 minutos.
Enquanto isso, unte com manteiga duas formas de pão uma grande e outra média e reserve.
Coloque uma gema numa tigelinha e misture-a com um pouquinho de leite ou óleo + gotas de café pronto. (use essa mistura para pincelar os pães)
Continue com o preparo do pão: e na mistura que ficou descansando misture a farinha junto com o sal aos poucos, depois disso enfarinhe levemente a superfície em que vai trabalhar a massa e despeje-a sobre ela. Sove a massa, polvilhando farinha sobre a superfície de trabalho (cuide para que a farinha adicionada seja mínima, pois é preferível que a massa fique levemente grudenta do que totalmente lisa, com isso o pão poderia ficar seco e duro. Unte muito levemente com óleo uma vasilha, coloque a massa dentro cubra com um saco plástico e deixe crescer até dobrar de volume. (+ ou - 1 hora).
Despeje a massa  numa superfície de trabalho dê o famoso soquinho da Akemi para ela murchar um pouco e divida-a em duas partes, faça um rolo com cada uma dela e coloque nas formas preparadas. Deixe crescer por mais 30 minutos, já pinceladas com a gema.
Leve-as ao forno 180 ºC por aproximadamente 35 a 40 minutos.

Obs: o que eu esqueci de falar, foi que não consegui sovar a massa, só ia misturando e virando-a com a espátula, colocando trigo devagar e assim foi até dar para arrumar na forma.

domingo, 21 de outubro de 2012

Sopa cremosa de milho e frango

Essa receita é realmente uma delíciaaaa!!! fica uma sopinha bem cremosinha, eu fiz pequenas adaptações, porque cada um tem seu jeito....na receita original é mais grossa eu preferi não engrossar muito e outras cositas más.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de azeite
1 alho-poró, cortado em fatias finas
1/2 cebola roxa picadinha (não estava na receita)
300g de milho verde congelado ou de lata mesmo escorrido
2 batatas pequenas (mais ou menos 300g) descascadas e cortadas em cubinhos pequenos
1/2 cenoura ralada (não estava na receita)
600ml de caldo de frango
250ml de leite integral (não usei)
250ml de creme de leite fresco (usei 2 colheres sopa)
1 peito de frango pequeno, sem pele
Sal e pimenta do reino
Um punhado de estragão picado (substitua por salsinha se não encontrar)
100g de bacon cortado em cubinhos (não usei)

Modo de fazer:

Cozinhe o peito de frango no caldo. Assim que o peito estiver totalmente cozido, retire o frango e reserve o caldo. Desfie o peito de frango grosseiramente e reserve.

Numa panela grande, aqueça o azeite, acrescente o alho poró e refogue em fogo médio, até o alho poró ficar transparente, mas sem dourar. Acrescente os cubos de batata e os grãos de milho e refogue por mais 5 minutos, mexendo sempre.
Acrescente o caldo de frango reservado e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Junte o leite e o creme de leite, tempere a sopa à gosto e cozinhe por mais alguns minutos.

Desligue o fogo e com cuidado, bata metade da sopa no liquidificador. Volte a sopa para o fogo, junte os pedaços do frango desfiado e o estragão ou a salsinha e aqueça em fogo baixo, até ficar bem quente.

Enquanto isso, doure os cubinhos de bacon até ficarem bem dourados.
Sirva a sopa guarnecida de cubinhos de bacon por cima.

Obs: esqueci de colocar que nas minhas modificações eu refoguei o alho-poró com um pouco de cebola roxa e coloquei também 1/2 cenoura ralada, junto com as batatas.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo de chocolate


Esse bolo eu fiz pelo meu aniversário, ia caprichar mais, mas como passei o dia inteiro e o outro no hospital com minha mãe então larguei tudo prá lá. Só para avisar, ela está bem eu é que estou um bagaço.
O sabor lembra muito os bolos que já comi nos EUA, é intenso e muto bom. Fiz algumas adaptações.

Ingredientes:
210g de farinha de trigo
125g de cacau em pó (usei só 60g e achei muito bom)
1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
3/4 de colher (chá) de sal
60g de chocolate cobertura picado
250g de água fervente
250g de buttermilk*
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos grandes
350g de açúcar (usei 200g)
125ml de azeite

Modo de fazer:
Em uma tigela despeje a água fervente sobre o chocolate picado, mexa até derreter completamente e deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
Unte 3 formas para assar de 15cm (usei 2 de 25cm). Usando papel manteiga ou outro.
Peneire a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato, o fermento, o sal e reserve.
Bata os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade média por uns 2 a 3 minutos até que espumem e clareiem.
Reduza a velocidade para o mínimo e adicione o azeite lentamente em fio até misturar tudo. Aumente a velocidade para média e continue a bater pro cerca de 30 segundos.

Pré aqueça o forno para 180ºC.

Reduza a velocidade para o mínimo e despeje lentamente o chocolate derretido e esfriado.
Depois o buttermilk com o extrato de baunilha.
Desligar a batedeira e incorporar a mistura de farinha reservada, movendo de baixo prá cima. Misture bem e desmanche delicadamente o grumos, se aparecerem. Eu usei o fouet.
Divida a massa igualmente entre as formas preparadas.
Asse por cerca de 25-30 minutos, ou até que enfiando um palito esteja seco.
Deixar esfriar por 10 minutos, tire da forma e deixe esfriar completamente.
Depois de frio envolva completamente em filme plástico e deixe de um dia para o outro na geladeira. (eu não fiz assim)

O recheio original eu não fiz achei muito gorduroso, fiz um outro que não ficou na consistência desejada mas ficou gostoso.

Recheio que eu usei:
200g de açúcar e confeiteiro
100g de cream cheese
60g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher  (sopa) de suco de limão

Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar, o suco de limão e o cream cheese, leve para gelar até o momento de decorar. Eu bato um pouco na batedeira.
Essa é a receita que uso também para cobrir cupcakes.
Aí que eu estraguei tudo, misturei um purê de morango, bem grosso, mas não adiantou ficou muito mole para usar o bico de confeitar, então recheei o bolo com isso e bati um chantilly para cobrir um pouco.
* Misture uma xícara de leite com uma colher de sopa de limão e deixe coalhar. Azeda sempre mais rápido o leite em pó.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Tortinhas de maçãs


Oi meninas e meninos, enquanto seu "lobo" não vem... estou por aqui testando uns pasteizinhos, meninas!!! que gostosinhos!!! 
Foi lá da Akemi, com seu Pecado da Gula, não ficaram tão perfeitinhos como os dela, mas deliciosos. A massa é daquelas bem macias e o recheio nem se fala. Só faltou vocês por aqui para o cafezinho.
Mas vou contar, os blogs não param, eu fico boba, é tanta receita que a gente não dá conta de ver!!!

Ingredientes da massa:
* xícara medida 240ml

1 xícara de farinha de trigo (140g)
5 colheres (sopa) de manteiga gelada em cubinhos (75g)
1/2 embalagem de cream cheese gelado (75g)
uma pitadinha de sal
2 colheres (sopa) de água gelada (não precisou)

Ingredientes do recheio:
2 maçãs 
suco de 1/2 limão
1/2 xícara de açúcar
canela em pó
1 colher (sopa) rasa de amido de milho diluído em 1/3 de xícara de água

Modo de fazer:
Coloque a farinha no processador junto com o sal, a manteiga e cream cheese. Pulse até que forme uma farofa. Veja fotos no blog da Akemi.
Adicione água gelada e pulse até que forme uma bola.
Coloque a massa num saco plástico e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos.

Para o recheio, descasque e corte as maçãs em cubos de 1 cm. Coloque-as numa panela junto com o suco de limão e açúcar e leve ao fogo.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até que as maçãs fiquem macias e o caldo reduza pela metade. Junte o amido diluído e mexa até engrossar. Acrescente a canela em pó, misture e tire do fogo. Transfira  para um prato e deixe esfriar.

Pré-aqueça o forno a 205ºC.
Forre uma assadeira com papel antiaderente ou unte e enfarinhe.
Corte a massa em 4 porções. Abra uma porção entre dois plásticos até chegar na espessura de 3 mm. Lembrando para deixar o restante da massa na geladeira caso esteja muito quente.
Acerte as beiradas formando um quadrado ou outro formato desejado.
Pincele as beiradas com ovo batido.
Coloque 1 colherada do recheio frio e feche a massa.
Aperte as beiradas com garfo levemente enfarinhado.
Coloque as tortinhas na assadeira. Eu diferente da Akemi consegui 10, só não medi.
Pincele levemente com o ovo batido. Se quiser polvilhe com açúcar cristal e faça pequenos furos com a ponta da faca na tortinha para que o vapor saia.
Leve para assar por cerca de 15 a 20 minutos ou até que estejam douradas.
Depois de frias ficam bem crocantes parecendo folhadas mesmo!!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rolos de lasanha recheados



Gente estou com dificuldades no novo interface, não estava conseguindo postar nada, acho que estou ficando burra mesmo, ai, ai, ai...
Enquanto espero a a medicação que ainda não chegou, fiz essa lasanha bem facinha acho que agrada à todos. E quero agradecer as meninas que me mandaram boas energias, estou confiante que vai dar tudo certo.
Legal olhar a fonte porque dá o passo-a-passo.

Ingredientes:
Massa:
6 tiras de lasanha (daquelas tipo flocadas)
 
(imagem do google, para simples ilustração, tem várias marcas no mercado)
1 1/4 de xícara queijo tipo cottage (usei ricota)
1/4 de xícara queijo parmesão ralado
1 ovo
1 ou 2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/4 de colher (sopa) de cebola em pó (não usei)
1/2 xícara de mozzarella ralada
6 tiras de lasanha cozidas

Molho bolonhesa:
(usei a minha receita)
500g de carne moída
2 colheres (sopa) de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 lata de tomates pelados (400g)
Sal a gosto
1/2 colher (sopa) de orégano picado
1 pitada de pimenta cayenne (ou mais ) (não usei)

Modo de fazer:
1- Comece pelo molho, refogue a cebola e o alho no óleo, acrescente a carne, separando bem para ficar bem soltinha, coloque os tomates, orégano, sal e a pimenta se for usar.
Deixe cozinhar por uns 20 minutos.
Espalhe um pouco desse molho, no fundo de uma forma refratária.
2- Numa vasilha misture todos os ingredientes do recheio.
Espalhe o recheio sobre cada tira da lasanha e enrole. Vá colocando na travessa onde está o molho,  depois de arrumar tudo coloque um pouco do molho por cima, um pouco da muzzarella ralada e leve para gratinar, depois que tirar do forno salpique salsinha picada.


domingo, 2 de setembro de 2012

Granola light ou não

Oi gente, finalmente consegui fazer a minha granola, quer dizer do jeitinho que eu gosto.
Ah! antes de falar da receita queria avisar que se eu sumir outra vez, é porque eu estou indo ficar uns dias no hospital, para tomar uma medicação via cateter, não gosto de falar de coisas chatas no blog, mas pensei... vai que a energia das meninas e dos meninos me ajuda, né mesmo??!!
Bem vamos voltar para a receita, eu fiz uma pesquisa na internet e descobri várias receitas de granola diferentes, mas fiz uma opção e escolhi essa que ficou uma delícia. E você também pode escolher a mistura que achar mais gostoso prá você. E também copiei uma parte da receita de uma amiga da minha filha.

Ingredientes secos: 
(Não usei as medidas fui colocando o que eu queria mais, mas vou passar com medidas)
300g de flocos de milho sem açúcar
400g de aveia em flocos
100g de farelo de trigo
50g de linhaça (usei triturada)
100g de uva passa
100g de flocos de coco
100g de castanhas do Pará

Numa vasilha grande misture todos os ingredientes secos.

Ingredientes que vão se tornar líquidos:
 
1/3 copo de água
1/3 copo de mel
2 colheres (sopa) de óleo de coco (fez toda a diferença)
(também pode usar manteiga ou óleo vegetal)
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo (não usei por isso ficou light)

Misture todos os ingredientes em  fogo baixo até os ingredientes se misturarem bem e se dissolverem.
Depois disso misture tudo, coloque uma folha de papel manteiga na forma, espalhe bem a mistura e leve ao forno 180ºC por mais ou menos 40 minutos mexendo a cada 15 minutos.
Depois de assado deixe esfriar e prove a crocância e guarde em potes bem fechados, só depois de estar tudo frio. Aí se joga!!!!


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Novo iogurte grego da Nestlé


Oi gente vim mostrar para vocês as fotos de um evento da Nestlé de lançamento do novo Iogurte Grego. Meninas é delicioso mesmo!!! bem mais consistente , dá para fazer receitas  doces e salgadas como esses wraps aí da foto. Tem diversos sabores, com abacaxi, com sucrilhos, com frutas vermelhas, enfim muita coisa boa mesmo!!!
E vocês não sabem encontrei algumas blogueiras aqui do Rio que não conhecia, A Lívia do Frango com Pequi, a Vivian da Temperaria e uma outra blogueira que ainda não tenho o blog, mas vou descobrir. Bem foi tudo muito legal as meninas da Nestlé super simpáticas e atenciosas. Adorei tudo!!!!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aniversário da Júlia



Oi meninas e meninos, já voltei e trouxe só algumas fotos da festinha da Ju, foi tudo muito simples e a minha parte foi o bolo e os doces. Mas como não consigo fazer tudo o que eu quero sozinha eu fiquei devendo o cakepops, que na verdade fiz uns poucos e só o filho da Michelle que comeu, o famoso Guiga. E ele está com esse rostinho desanimado porque estava doente.
Bem o importante é que a Ju adorou tudo, ela é bem legal!!!!
Esqueci de tirar a foto do bolo partido, mas era tipo napolitano, 3 camadas uma de chocolate, outra de morango e outra de baunilha, vou contar que o meu napolitano não ficou lá essas coisas, ou não é mesmo o meu tipo ou ficaria melhor se tivesse uma cobertura de morango.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Júlia (a neta)

Oi Josy você perguntou aí está a neta, filha do meu filho, ela é a aniversariante e fã dos meus bolos, e loucuras que faço no aniversário dela!!! ela vai fazer 10 anos. E a minha foto que tenho no blog não é atualizada, até hoje não consegui uma foto que eu tenha gostado, para trocar a do blog.

sábado, 11 de agosto de 2012

White chocolate rocky road

Oi gente ando um pouco ocupada procurando novidades para o aniversário da minha neta, achei essas barrinhas, meninas, deliciosas, e bem fáceis de fazer, foram cortadas assimetricamente para dar esse jeito bem caseiro. Mudei pouca coisa como vocês vão ver na receita, existem muitas variações desse tipo por isso ela se torna prática.

Rocky Road de Chocolate Branco

400g de chocolate branco de boa qualidade 
50g de pistache levemente torrados
50g de macadâmias (usei castanhas)
150g de marshmallows coloridos
100g de gomas coloridas (jujubas)
100g de cranberries secas (não usei estão muito caras)
Forma de base 30 x 15 cm com papel laminado ou vegetal

Pique grosseiramente as castanhas, os marshmallows e o resto dos ingredientes e coloque em um vidro. Adicione os pistaches torrados e cranberries e misture delicadamente.

Derreta o chocolate em banho-maria ou microondas por aproximadamente 45-50 segundos, depois misture. Microondas por mais 30 segundos e depois mexa novamente. Repetir o processo, se necessário, até que fique todo derretido e com uma consistência relativamente fina.
Despeje o chocolate derretido na mistura de castanhas e jujubas, etc, misture bem para garantir que todos os ingredientes fiquem cobertos com o chocolate, colocar na forma preparada e nivelar com uma espátula.

Leve à geladeira por pelo menos 1 hora, ou uma noite, em seguida, retire com a ajuda do papel laminado, e coloque num lugar para cortar no formato que desejar. Dependendo da temperatura ambiente se manterá por uma a duas semanas com um ligeiro amolecimento.

Fonte:http://bestfriendsforfrosting.com/2012/06/white-chocolate-rocky-road-recipe/

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Marinada ou vinha d'alho


 
Oi gente a pedido da minha filha vou colocar aqui alguns tipos de marinada ou vinha d'alhos. 

Delícia de marinada

Uma boa marinada inclui sempre um elemento de acidez, tal como o vinho.
Soma-se a isso, os aromas dos vegetais frescos como a cebola, salsão, cenoura e as ervas frescas que darão o perfume. O tomilho, alecrim, a salsinha, folhas de louro, alho e grãos de pimenta também podem ser utilizados para realçar o sabor dos alimentos.

Quanto maior o corte da carne, mais tempo deverá ficar marinando. Lembre-se de conservar o alimento na geladeira! Prepare a marinada em um recipiente hermeticamente fechado e cuide para que a carne fique totalmente coberta pela mistura.

Algumas dicas para o preparo das marinadas:
Em todas o sal é a gosto.
Carnes vermelhas: vinho tinto, salsão cebola e cenoura, ramos de alecrim ou tomilho, folhas de louro, alho e grãos de pimenta do reino.

Carnes brancas: vinho branco, cebola, alho-poró, cenoura, salsinha ou sálvia, louro e grãos de pimenta branca.

Carnes de porco: suco de abacaxi ou laranja, cachaça, cenoura, cebola e salsão, alecrim e salsinha, louro, canela e cravo-da-índia esses dois últimos opcionais.

Fonte: Site do Terra (Chef Luiz Cintra)

Obs: em alguns marinados eu acrescento polpa de tomates para dar uma corzinha nas carnes e quando não quero usar o vinho uso suco de laranja ou outro suco ácido.
Não é necessário usar todos os ingredientes se você não tiver faça substituições compatíveis ou mesmo não use, isso depende muito do gosto de cada um.

Mais uma sugestão para frangos e peixes:
1/2 xícara de vinho branco
suco de 2 limões
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alecrim ou manjerona

Misture bem todos os ingredientes. Adicione sal a gosto e tempere.

Existem mil variedades em torno desses ingredientes e de outros, escolha o seu e mude o sabor da sua carne!!!.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Legumes ao curry

Essa receita além de simples me surpreendeu, o sabor revela uma nítida semelhança com a tradicional Moqueca Baiana. Essa mistura do curry com leite de coco faz isso. Adorei o resultado, principalmente quando o tempo está mais fresquinho. A receita é desse blog aqui.

Ingredientes:
Batata, cenoura, abobrinha, chuchu (não tinha) e pimentão vermelho ou amarelo.
Uma cebola picada, e azeite.
Leve os legumes ao fogo para cozinhar com o dobro de água na panela, junte uma colher (chá) de curry e meio tabletinho de caldo de legumes (Vitalle) e deixe cozinhar até os legumes amolecerem. Depois disso acrescente 100ml de leite de coco, deixe engrossar um pouco e pronto sirva com arroz ou purê.

Obs:  O Curry tem origem indiana e é uma especiaria composta por variados ingredientes.

Basicamente, contém: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Todos esses temperos, juntamente com outros, são torrados, moídos e usados em dosagens diferentes para preparar o curry. 

Fonte: http://www.copacabanarunners.net/curry.html

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Empadão da Rachel


Acho que vocês lembram desse concurso de Melhor Empadão do Brasil, promovido pelo programa Mais Você. Esse foi o Empadão vencedor, resolvi então experimentar.
O que eu achei? a massa muito boa, macia, e não esfarela demais, eu prefiro assim, o recheio ficou muito bom, mas engraçado me lembrou o gosto do aspargo, e não leva aspargos na receita! Mas as outras pessoas que experimentaram não acharam o mesmo.
Valeu a experiência, comi com uma saladinha básica!!

Ingredientes:
Massa: (fiz metade da receita)
750g de farinha de trigo
375g de margarina sem sal
sal a gosto
120ml de água mineral com gás gelada

Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura pequena descascada ralada no ralo grosso
1 abobrinha italiana pequena ralada no ralo grosso com casca
500g de abóbora menininha ralada no ralo grosso com casca
1 lata de ervilha com milho escorrida
1 chuchu pequeno descascado ralado no ralo grosso
200g de azeitonas verdes em lâminas
3 tabletes de caldo de legumes
Cheiro-verde picado e sal a gosto
1 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 gema misturada com 1 colher(sobremesa) de café pronto para pincelar (eu uso com leite)

Obs: A abóbora pode ser de sua preferência. Quanto mais alaranjada, mais bela ficará.

Modo de Preparo:
Massa:
1-Numa tigela coloque a farinha de trigo toda, a margarina e sal a gosto; misture até formar uma farofa. Depois junte aos poucos a água mineral gelada, até formar uma massa homogênea. Leve para gelar por meia hora ou no freezer até gelar.
Eu faço tudo no processador do mesmo jeito acima.
2-Divida a massa em 2 partes. Abra as 2 metades numa espessura de 0.5cm. Com uma metade, forre o fundo e a lateral de um refratário oval (30cm x 25cm x 7cm de altura). Reserve.

Recheio:
Numa panela coloque 2 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picada e o alho até ficar douradinho. Adicione a abobrinha, a abóbora, a cenoura, o chuchu, deixe cozinhar um pouco depois acrescente a ervilha com o milho, as azeitonas, os tabletes de caldo de legumes, cheiro-verde picados e sal a gosto; deixe cozinhar por uns 10 minutos. Junte a caixinha de creme de leite coma farinha de trigo dissolvida nele, mexa bem . Deixe no fogo por 5 minutos. Retire e deixe esfriar bastante.

Montagem:
Coloque o recheio de legumes frio em no refratário forrado com a massa e cubra com o restante da massa. Pincele com a  mistura de gema + leite ou gema + café e leve para assar em forno médio preaquecido a 180ºC ´por 1 hora e 15 minutos aproximadamente ou até que a massa esteja dourada e assada. Retire do forno, deixe esfriar e sirva em seguida.


terça-feira, 17 de julho de 2012

Balinhas de doce de leite

Quando vi essa balinhas no blog/site na minha panela, fiquei louca de vontade de engordar mais um pouco rsrsrs, então fui fazer, já que tinha metade de uma latinha de leite condensado dando sopa na geladeira e esse tempo mais frio que ajuda a querer comidinhas mais calóricas!!! Segundo a Cami era para ser um doce de leite cremoso que acabou virando balinha, e ficou ótimo!

É bem fácil se você tem um microondas.
Coloque o leite condensado numa vasilha que vá ao microondas e regule a potência para 50% e ajuste o tempo para 12 minutos, como eu usei 1/2 latinha ajustei para 6 minutos.
Abra e mexa a mistura a cada 2 minutos e quando acabar deixe esfriar um pouco e faça no molde que você quiser, eu usei umas forminhas de chocolate, agora não deixe esfriar muito se quiser moldar bem porque ela endurece logo. Eu achei o sabor mais parecido com caramelo.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quibe frito

Outro dia me deu uma vontade comer esses quibinhos que não resisti e corri para fazê-los.
A receita tem como base a do Álvaro Rodrigues, mas como a dele é muito grande então achei melhor diminuir e adaptar, porque não uso alho no quibe, ficou uma delicia mesmo!!

Ingredientes da receita (Do jeito que eu fiz):
250g de trigo para quibe
250g de carne moída duas vezes (patinho)
375ml de água fervente
1 tablete de caldo de carne
1/4 xícara de hortelã picada
1/4 de xícara de salsa picadinha (opcional)
1 cebola picadinha

Modo de fazer:
Misture o tablete de caldo de carne na água fervendo e dissolva, coloca o trigo para quibe por uns 45 minutos a 1 hora.
Depois disso acrescenta a carne, a hortelã, a cebola e a salsinha.
Amassa bem com as mãos e molda os quibes do jeito que você achar melhor. Molhe as mãos com um pouco de água para moldar melhor se você preferir.
Frita em óleo bem quente.
História: Quibe (ou kibe; em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de carne de soja (eventualmente substituída por carne moída), temperada com ervas, que pode ser cru, cozido ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes dessas regiões difundiram a receita para outras partes do mundo - em especial para o Brasil, onde se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares.
Pesquisa Wikipédia.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Arroz de galinhada caipira

Esta receita me decepcionou um pouco, apesar de ter ficado muito boa, eu esperava um sabor bem mais forte, na verdade ficou assim um arroz básico com frango e quiabo. Eu acho que ficou faltando algum tempero, mas nem sei qual.
Tirei daquela revista Casa e Comida ( Junho e Julho 2010).

Ingredientes:
1 frango caipira cortado em pedaços
50ml de azeite
1 cebola média picada
6 dentes de alho (claro que só usei 2 dentes)
3 tomates picados, sem pele e sem sementes
150g de quiabo picado
Cheiro-verde a gosto
2 copos de arroz (usei 2 xícaras de 240ml)
Sal e pimenta do reino a gosto
Tirei daquela revista Casa e Comida ( Junho e Julho 2010).

Modo de fazer:
Em uma panela de pressão, coloque parte do azeite, a cebola, metade do alho e doure bem o frango (Acho que nem precisa de panela de pressão).
Acrescente os tomates, 250ml de água e deixe cozinhar por 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o arroz, temperando com o restante do alho e do azeite e sal a gosto. Reserve.

Refogue os quiabos em uma frigideira bem quente. Reserve.

Quando terminar o cozimento do frango, abra a panela, acrescente o quiabo, o arroz e salpique com o cheiro-verde. Sirva em seguida.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Tambaqui de forno

Oi gente demorei um tempinho até conseguir me sentar aqui e postar alguma coisa, depois que cheguei tinha um monte de coisas pedentes e tive que resolver. 
Na bagagem trouxe essa costela de Tambaqui, um peixe muito saboroso e que já é conhecido por muitos. Essa receita vai para a Bia uma pessoa muito especial, Bia um beijo!!! espero que dê tudo certo!

Ingredientes:
1 pedaço de costela de tambaqui
Limão, alho, sal e cachaça.

Molho:
2 tomates picados
2 pimentas de cheiro (opcional) (não arde)
2 cebolas picadas
1 pimentão vermelho picado
Pimenta do reino
Quantidade suficiente de salsinha, cebolinha e coentro
1 xícara de polpa de tomate + 1/2 xícara de água
Azeite de oliva

Para o peixe:
Lave bem com um pouco de cachaça, retire a gordura excedente, depois tempere com o limão, alho e sal. Depois de umas 2 horas temperado, regue o peixe com um pouco de azeite, coloque num tabuleiro e leve para dar uma pré assada por uns 30 minutos. 

Para o molho:
Depois de cortar todos os temperos em pedacinhos e picar os temperos verdes, misture a polpa de tomate já diluída no pouco de água, tempere com sal e pimenta do reino, e coloque por cima do peixe e deixe assar até que fique bem douradinho.
Sirva com farofa e arroz.

Obs: toda a receita vai depender do tamanho do peixe, senão é preciso aumentar tudo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Alcatra desfiada com molho

Fiz essa carne e achei ótima é bem prática, não muito rápida porque fica um tempo na panela de pressão, mas o resultado vale o tempo.
Vou colocar a receita na íntegra, só que eu fiz bem menos porque rende muito.
A receita acho que algumas de vocês já devem ter visto na revista Cláudia do mês de maio 2012.

Ingredientes:
1 peça de 2,5kg de alcatra
Sal e pimenta do reino a gosto
5 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de vinagre
1/4 de xícara (chá) de azeite
4 cebolas em rodelas
5 tomates cortados em pedaços
3 xícaras de água

Modo de fazer:
  • Em uma vasilha, tempere a carne com sal, pimenta, o alho e o vinagre. Em uma panela de pressão grande, aqueça o azeite em fogo alto. Junte a carne e doure de todos os lados por 15 minutos, virando de vez em quando. Acrescente a cebola e o tomate e cozinhe em fogo médio por 5 minutos.
  • Adicione a água, tampe a panela e, quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por uma hora e meia, ou até a carne ficar macia.
  • Desligue a chama e espere que todo o vapor saia antes de abrir a panela. Transfira a carne para uma travessa e desfie com a ajuda de um garfo, fica bem macia.
  • Rende 8 porções.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Pão integral

Oi gente! esse pão parece com os outros mas não é tão igual, ficou mesmo uma delícia, ele é simples, porque eu gosto assim, não sou muito fã daqueles montes de grãos, e outras coisas que se coloca nos pães integrais. 
Eles são originados das bisnaguinhas do blog da Akemi... acho que algumas blogueiras fizeram, mas eu fiz assim e ficou ótimo, dá 2 pães de tamanho médio e eu congelo um enquanto consumo o outro, ou aparece alguém que me leva o outro.
Desculpem mas os blogs aumentaram muito e ficou mais difícil acompanhar e comentar em todos.

Ingredientes:
280g de farinha de trigo (2  xícaras)
170g de farinha de trigo integral (1 xícara+2 colheres de sopa)
25g de açúcar refinado (2 colheres de sopa)
25g de açúcar mascavo (2 colheres de sopa)
10g de fermento seco para pão (1 colher de sopa)
1 ovo extra
240ml de leite morno (1 xícara)
1 colher (chá) de sal
60g de manteiga amolecida (4 colheres de sopa)

Modo de fazer:
Prepare a massa conforme está acostumado. Eu fiz do jeito da Akemi:
misture as 2 farinhas e divida em duas partes. Numa coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, os açúcares, o ovo batido e o leite morno. Misture tudo com colher de pau até formar uma massa viscosa que levante bolhas. Conforme a farinha, pode ser necessário mais ou menos leite. Não pode ser nem dura nem líquida. Adicione a vasilha com o restante dos ingredientes e misture com cuidado no início. Quando toda a farinha for incorporada, despeje na mesa e sove até formar uma massa lisa e homogênea. A massa é bem boa de trabalhar, não gruda nas mãos mas mesmo assim sove pelo menos uns 10 minutos (nessa hora coloco na MFP e deixo amassar e crescer).Já se você vai continuar como a Akemi, forme uma bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (uns 40 minutos).
Dê socos na superfície da massa para tirar o gás acumulado e tire da vasilha. Divida em 2 porções, deixe descansar por 10 minutos coberto com um pano úmido, depois abra com um rolo como se fosse um rocambole, enrole e coloque numa forma de bolo inglês untada e polvilhada. Cubra com filme plástico bem frouxo e deixe fermentar mais 30 minutos ou até dobrarem de tamanho.
Leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourarem. Retire do forno, desenforme e deixe esfriar em cima de uma grade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...