quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo de chocolate


Esse bolo eu fiz pelo meu aniversário, ia caprichar mais, mas como passei o dia inteiro e o outro no hospital com minha mãe então larguei tudo prá lá. Só para avisar, ela está bem eu é que estou um bagaço.
O sabor lembra muito os bolos que já comi nos EUA, é intenso e muto bom. Fiz algumas adaptações.

Ingredientes:
210g de farinha de trigo
125g de cacau em pó (usei só 60g e achei muito bom)
1 e 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento em pó
3/4 de colher (chá) de sal
60g de chocolate cobertura picado
250g de água fervente
250g de buttermilk*
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos grandes
350g de açúcar (usei 200g)
125ml de azeite

Modo de fazer:
Em uma tigela despeje a água fervente sobre o chocolate picado, mexa até derreter completamente e deixe esfriar por cerca de 15 minutos.
Unte 3 formas para assar de 15cm (usei 2 de 25cm). Usando papel manteiga ou outro.
Peneire a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato, o fermento, o sal e reserve.
Bata os ovos com o açúcar na batedeira em velocidade média por uns 2 a 3 minutos até que espumem e clareiem.
Reduza a velocidade para o mínimo e adicione o azeite lentamente em fio até misturar tudo. Aumente a velocidade para média e continue a bater pro cerca de 30 segundos.

Pré aqueça o forno para 180ºC.

Reduza a velocidade para o mínimo e despeje lentamente o chocolate derretido e esfriado.
Depois o buttermilk com o extrato de baunilha.
Desligar a batedeira e incorporar a mistura de farinha reservada, movendo de baixo prá cima. Misture bem e desmanche delicadamente o grumos, se aparecerem. Eu usei o fouet.
Divida a massa igualmente entre as formas preparadas.
Asse por cerca de 25-30 minutos, ou até que enfiando um palito esteja seco.
Deixar esfriar por 10 minutos, tire da forma e deixe esfriar completamente.
Depois de frio envolva completamente em filme plástico e deixe de um dia para o outro na geladeira. (eu não fiz assim)

O recheio original eu não fiz achei muito gorduroso, fiz um outro que não ficou na consistência desejada mas ficou gostoso.

Recheio que eu usei:
200g de açúcar e confeiteiro
100g de cream cheese
60g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher  (sopa) de suco de limão

Em uma tigela, misture a manteiga, o açúcar, o suco de limão e o cream cheese, leve para gelar até o momento de decorar. Eu bato um pouco na batedeira.
Essa é a receita que uso também para cobrir cupcakes.
Aí que eu estraguei tudo, misturei um purê de morango, bem grosso, mas não adiantou ficou muito mole para usar o bico de confeitar, então recheei o bolo com isso e bati um chantilly para cobrir um pouco.
* Misture uma xícara de leite com uma colher de sopa de limão e deixe coalhar. Azeda sempre mais rápido o leite em pó.

14 comentários:

  1. Olá querida, PARABÉNS pelo aniversário, muita saude, paz e prosperidade.
    Que lindo bolo, comeria um pedaço agora se pudesse, fiquei com água na boca.
    Maura ando muito atarefada, e em falta com as amigas, faz tempo que não passo por aqui, tive vendo quantas receitas deliciosas tem feito. As tortinhas de maçã, que lindas ficaram e devem ser deliciosas.
    Espero que sua mãe fique boa logo, e vc procure descansar.
    Bjs querida, tenha uma Boa Noite

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maura, muitas felicidades, o bolo apesar dos contratempos ficou perfeito e lindo. Delicioso com certeza. Estimo suas melhoras. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Deve estar DELICIOSO... Vou anotar a receita.
    Mesmo atrasada... FELIZ ANIVERSÁRIO, TUDO DE BOM.
    Fico feliz também por saber que sua mãe está bem.
    Beijos Márcia

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Uai minha amiga, como é isso de aniversário que a gente nem fica sabendo? Curuz!

    Parabéns pra você, muitas alegrias, paz, e principalmente muita, mas muita saúde!

    O bolo ficou divino, delicioso mesmo,claro!

    Receba meu grande abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Parabéns atrasados,...e a sua mãe está melhor? Espero que sim!
    Caprichar ainda mais, o bolo ficou lindo e deveria estar gostoso,...
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Maura minha linda, seu bolo ficou perfeito.Lindo na decoração e deve estar delicioso.Ficou bem delicado.
    Adorei querida.Melhoras para você e para a mamãe.Que Deus as abençoe.

    ResponderExcluir
  7. QUerida Maura,
    Parabéns pelo seu aniversário.Muitas felicidades e saúde.
    Espero que sua mãe esteja melhor.
    Esse bolo de chocolate me parecei delicioso com esse recheio de cream cheese.
    Bj e obrigada pelo comentário carinhoso sobre o casamento da minha filha.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Que bom que sua mãe está melhor e vc? como está? parabéns atrasado! Felicidades, muitos anos de vida!
    Beijinhos
    Aninha

    ResponderExcluir
  9. Maura, este bolo ficou super apetitoso! Esse purê de morango pode não ter dado certo para a cobertura, mas vê-lo no meio do bolo me deixou com água na boca. Parabéns! Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  10. Oi Maura,
    Ontem em comemoração ao Dia do Pão, fiz o seu rocambole italiano.Ficou uma delícia.Aprovadíssimo.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  11. Ai, que coisa mais linda, Maura! Boleira profissional heim!! Não sei fazer bolos bonitos, assim. Está nos meus planos fazer um curso, pelo menos para ter noção.
    menina! Acredita que estava pensando em você esses dias e depois vi seu coment. lá no post?
    Passo sempre por aqui, mas, não comento porque tenho corrido ultimamente por causa das minhas meninas. rsss.
    bj.

    ResponderExcluir
  12. OLá Maura, que bolo delicioso, ficou nos meus arquivos de receitas e certamente o farei no próximo niver que tiver aqui em casa!Ficou com um aspecto delicioso!TAmbém prefiro cobertura de cream cheese á buttercream,fica masi leve e saboroso!

    ResponderExcluir
  13. Thank you for sharing this informative blog with us. Your blog is very useful for us. Are you an aspiring engineer looking to pursue a career in Australia? The key to securing a successful migration and professional recognition lies in a well-crafted Competency Demonstration Report (CDR). Our cdr writing services in Australia are designed to assist engineers like you in showcasing your skills and experiences to the Engineers Australia (EA) assessing authorities. Our team of experienced and proficient writers specializes in creating personalized and highly effective CDRs that align with the guidelines provided by EA.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário se você realmente gostar da receita!Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...