Essa receita é da Gina do blog Naco Zinha, por sinal tem receitas ótimas por lá!! e achei graça quando ela fala para deixar de preguiça e fazer o pão e não ir comprar na padaria !!(que por aqui costumam chamar de padoca). Olha Gina vamos combinar que nem todos tem tempo de fazer o pão, mas se tivessem com certeza fariam, porque a diferença é enoooorme!!! O pão ficou bem fofo, e no meu entender, quando se faz a chamada "esponja" para o preparo do pão ele fica bem mais leve. Fiz metade da receita.
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo
80g de fermento biológico
100g de açúcar
100g e manteiga
2 ovos
10g de sal (usei mais)
1/2 litro de água morna
Preparo:
Faça uma "esponja" com 100g de trigo, o fermento e um pouco de água morna. Deixe descansar por 15 minutos, aí você já vê se o fermento está bom mesmo, quando começa a fazer bolhas, chega quase a dobrar de volume. Coloque a "esponja" numa tigela grande e acrescente os demais ingredientes aos poucos (porque vai depender de quanto trigo vai absorver), quando estiver soltando das mãos já pode fazer uma bola e deixar crescer até dobrar de volume, as vezes sobra um pouco de trigo que você vai usar no preparo dos pãezinhos. Modele os pães, o que eu fiz uma bagunça na tentativa de fazer igual aos da Gina, até enrolei como croissant, bem ficaram vários formatos, mas o bom é que ficaram bem leves.
Maura,
ResponderExcluirCada vez que vc tira essa fornada de pães eu venho pelo cheiro!
Que delícia!!!
Olá, que delícia de pão, pelo jeito ficou super fofo.
ResponderExcluirAdoro fazer pães vou esperimentar esta receita com certeza.
Bjs
Hasta parece salir olor a pan recien hecho de la pantalla, muy bueno!!
ResponderExcluirBesos
Maura que pão macio! Vou passar essa receita para minha mãe que é mais jeitosa com pão! bjs
ResponderExcluirMaura, que maravilha. Já tinha visto na Gina e agora fiquei com mais vontade ainda de fazer. Delícia.
ResponderExcluirBeijos
Ficou com um aspecto bem fofo Maura :)
ResponderExcluirbeijoca
ficou lindo o seu pão! bjs
ResponderExcluirQue aspecto delicioso!!
ResponderExcluirMaura,
ResponderExcluirAdoro quando testam minhas receitas e aprovam.
Que lindos ficaram seus pães!!!
Bem que eu avisei que são macios, a foto não nega.
Esses nem dão trabalho, não é? Não tem sova, não fica de um dia para o outro na geladeira, não tem várias etapas, é uma maravilha!
Grata pelos créditos.
Quero aproveitar para dizer que meu chegou o 1° cd do meu filho. Quando ele lançar, eu aviso. Claro que vou pro lançamento no Rio, mãe tem que prestigiar!
Boa semana.
Ciao Maura è vero come dici tu il pane non sempre è possibile prepararlo in casa, questo però ne vale la pena è molto bello e si vede anche buono :)
ResponderExcluirOi amiga,
ResponderExcluirConfesso tb q por vezes me falta tempo... mas, sei q a diferença é enorme como disse... Primeiro pq é uma delícia fazer pão (não q eu seja perita :) e depois de ver a fornada pronta... o cheiro pela casa... logo aparecem as carinhas na cozinha... é muito bom isso! :]
O de cima ficou parecendo um croissant, né?! Ainda não fiz o de cachorro quente... me animei....
Um bejim bem grande procê, viu?!
uma verdadeira deliciaaa q apetitosoo..
ResponderExcluirbjimmm
lu
Do seu comentário em meu blog: Maura, que delícia de pergunta! Fantástico! Bem, o texto eu construí partindo de vivências. Eu queria dizer algo sobre o início da primavera, que coincidiu com o dia que atualizo o blog. Fiz o seguinte: No formato do Times New Roman “12”, as primeira 3 frases são uma introdução, depois seguem dois textos, um é um inverno de cão, o qual tivemos este ano aqui em minha cidade, o fiz em 15 linhas, o segundo é o início da primavera, que tanto me comoveu, o fiz em 14 linhas, queria fazer em 15, mas não consegui no dia, pois tinha pressa. E no final eu fechei concluindo o texto com outras 3 linhas. Então não sei se saiu bem à fórmula começo meio e fim. Creio que são quatro quartos. Não sei se rebusco, creio que mais busco mesmo. [sorrio]. Muito obrigado por sua pergunta. Quero você mais vezes aqui. Pode ser? Um grande abraço.
ResponderExcluirA propósito, está tudo muito delícia aqui, este cachorro quente fez meu estomago roncar agora. [sorrio] Abraço!
ResponderExcluirJefhcardoso
Sim, os urubus do meu texto! [sorrio] Que cabeça aminha...
ResponderExcluirOs números são mera questão de estilo. Eu não quis colocar as estimativas em números redondinhos conforme costuma fazer. Eu quis causar um efeito no leitor. Foi isso. [sorrio].
Mai um abraço!
Jefhcardoso
Só faltou as salsichas ... pois estão perfeitos
ResponderExcluirabraço
Daniel Moura
http://feitonahora.blogspot.com/
Estes paozinhos ficaram com um ar delicioso. Devem ser bem bons para o lanche.
ResponderExcluirBeijinhos
Maura,
ResponderExcluirMinha amiga,
Esse vou ter que fazer...coisa mais gostosa hein?
Olha, queria refazer o convite pra que voce venha participar da série Cidades de Sonho no Eternos Prazeres ok?
Tudo de bom,
Abraço,
Rê
Que lindo! Amei!!!
ResponderExcluir
ResponderExcluirthanks for sharing great blog article thanks again